ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS TECNOLOGIAS COMO CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM PENSAR DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76671

Resumo

Este artigo discute o Ensino de História e suas Tecnologias como caminho para a transformação social na Educação Básica da rede estadual da Bahia. Ao explorar expectativas e realidades presentes na educação, especialmente no ensino de História, reconhecemos a importância das narrativas dos professores e a necessidade de uma prática reflexiva, na linha de uma Pedagogia Histórico-Crítica. Por meio da análise da intersecção entre a prática educativa, o uso de tecnologias e o engajamento dos professores, buscamos desvendar caminhos e estimular ações que inspirem mudanças significativas na forma como a História é ensinada e aprendida.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; Ensino de História; Prática Docente; Transformação Social.

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Biografia do Autor

Everton Nery Carneiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Serrinha, Bahia, Brasil, ecarneiro@uneb.br

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Pós-doutor em Educação (UFC); Pós-doutor em Crítica Cultural (UNEB); Doutor e Mestre em Teologia (EST); Especialização: Educação, Desenvolvimento e Políticas Públicas (FACIBA); Filosofia Contemporânea (Faculdade São Bento); Ética, Educação e Teologia (EST); Graduação: Geografia (UEFS); Filosofia (FBB); Teologia (STBNe). Professor Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social. Coordenador do Curso de Pedagogia do Campus XV da UNEB. Líder do grupo de Pesquisa em Estudos Africanos e Representações da África. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde. Autor dos livros: “Mitologia Grega e Bíblica - Narrativas de transgressão”; “Filosofia, Teologia e Poesia”; “Ética e Hermenêutica”; “Sobre, Entre e Para”; “Ensino religioso: política, diversidade, fenômeno religioso e práticas pedagógicas.”

Rogério Barreto Santana, Rede Estadual de Ensino, SEC-BA, Salvador, Bahia, Brasil, rogeriobsantana@hotmail.com

Professor do quadro efetivo da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, bem como formador de docentes e gestores educacionais, no âmbito das ações vinculadas ao Plano de Formação Continuada dos Educadores da Rede Pública - IAT/SEC BA (2020 a 2022). Pós doutor pelo Programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia (MPIES - UNEB), de onde se originou o presente trabalho; Doutor em História, na linha Ideias, Linguagens e Historiografia, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) – onde foi membro do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab Mundi); especialista em História da Cultura Afro-Brasileira (Instituto Pró Saber); graduado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do grupo de Pesquisa em Estudos Africanos e Representações da África. Autor do livro: “CAMINHOS PARA A LIBERDADE: Perdigão Malheiro e o Ideário Político Antiescravista, 1863-1872”.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

CARNEIRO, E. N.; SANTANA, R. B. ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS TECNOLOGIAS COMO CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM PENSAR DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DA BAHIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 793–810, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76671. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76671. Acesso em: 25 nov. 2024.

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