A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: O PASSADO-PRESENTE DA DITADURA MILITAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78910

Mots-clés :

Comissão Nacional da Verdade; Livros Didáticos de História; Ensino de História.

Résumé

Este artigo faz uma análise do conteúdo de sete livros didáticos de História, do 9º ano do Ensino Fundamental, a respeito do tratamento dado à Comissão Nacional da Verdade (CNV). Nos 60 anos do golpe de 1964, buscamos compreender como os embates e disputas reais e simbólicas em torno da Comissão estão traduzidos didaticamente em manuais escolares. Entre os resultados da análise, constata-se a reprodução acrítica da “teoria dos dois demônios” em parte dos livros examinados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ramon Lamoso de Gusmão, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rgusmao07@hotmail.com

Mestre em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com bolsa Capes.

Références

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Caroline Silveira. A produção dos relatórios Nunca Mais na Argentina e no Brasil: aspectos das transições políticas e da constituição da memória sobre a repressão. Revista de História Comparada (UFRJ), v. 3, p. 4, 2008. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/RevistaHistoriaComparada/article/view/135. Acesso em: 4 mar. 2024.

BAUER, Caroline Silveira. O debate legislativo sobre a criação da Comissão Nacional da Verdade e as múltiplas articulações e dimensões de temporalidade da ditadura civil-militar brasileira. Anos 90, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 115–152, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/53185. Acesso em: 2 fev. 2024.

BARROS-GOMES, Juliene da Silva; SILVA, Jacqueline de Oliveira. Textualização do discurso: o livro didático como hipertexto. Encontros de Vista, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 109–120, 2021. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4488. Acesso em: 18 fev. 2024.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Reflexões sobre o ensino de história. Estudos Avançados, v. 32, p. 127-149, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562. Acesso em: 30 mar. 2024. Acesso em: 30 mar. 2024.

BLOCH, Marc. Para uma história comparada das sociedades europeias. In: BLOCH, MARC. (Org.). História e historiadores. Lisboa: Teorema, 1998, p. 119-150.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º ano. 5 ed. – São Paulo: FTD, 2022.

BRAICK, Patrícia Ramos; BARRETO, Anna. Estudar história: das origens do homem à era digital. 3. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade (CNV). Relatório da Comissão Nacional da Verdade; v. 1. Brasília: CNV, 2014. 976 p. Disponível em: http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_1_digital.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.

CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PLND após 20 anos. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV, 2017.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. História e Análise de Textos. In: Ciro Flamarion Santana Cardoso; Ronaldo Vainfas (Org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 375-399.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

CGI.Br – Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil [livro eletrônico]: TIC Kids Online Brasil 2021. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. 1. ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022.

CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 5–24, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30596. Acesso em: 15 dez. 2023.

CONSTATINO, Núncia Santoro de. Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades. Estudos Ibero-Americanos, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 183–194, 2002. DOI: 10.15448/1980-864X.2002.1.23794. Disponível

em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/23794. Acesso em: 26 jul. 2024.

DOLHNIKOFF, Miriam; CAMPOS, Flávio; CLARO, Regina. História. Escola e Democracia. 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

MACHADO, Renato. Lula diz que golpe de 64 é história e que não quer remoer passado. Folha Online, 27 fev. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/02/lula-diz-que-golpe-de-64-e-historia-e-que-nao-quer-remoer-o-passado.shtml. Acesso em: 29 mar. 2024.

MAIA, Tatyana de Amaral. Negacionismo histórico e emergência da extrema direita: a crise do regime moderno de historicidade no Brasil (2019-2022). Varia Historia, v. 39, n. 81, p. 1-32, set. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/6vDzdFVMV3dGHktNVZMBFNp/?lang=pt#. Acesso em: 8 fev. 2024.

MINORELLI, Caroline; Charles Chiba. Convergências história: 9º ano. 2 ed. – São Paulo: Edições SM, 2018.

MONTEIRO, Silvana Drumond. A forma eletrônica do hipertexto. Ciência da Informação (Impresso), v. 29, p. 25-39, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/Rnjx5XrQgMPHggtypzDWXvm/#. Acesso em: 16 fev. 2024.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Passados presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

NAPOLITANO, Marcos. História do regime militar brasileiro. 1. ed. – São Paulo: Contexto, 2021.

NEMI, Ana; MOTOOKA, Débora Yumi; REIS, Anderson Roberti dos. Geração Alpha História 9. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2019. v. 1.

OLIVEIRA, David Barbosa de; REIS, Ulisses Levy Silvério dos. A teoria dos dois demônios: resistências ao processo brasileiro de justiça de transição. Revista Direito e Práxis, v. 12, n. 1, p. 48–76, jan. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/45326. Acesso em: 24 mar. 2024.

PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Nova direita? Guerras de memória em tempos de Comissão da Verdade (2012-2014). Varia Historia, v. 31, n. 57, p. 863–902, set. 2015. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/vh/a/NcJrcx93VSTVnnQnHVGXLYf/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 2 fev. 2024.

PEDRETTI, Lucas. Apontamentos críticos às recomendações da CNV sobre a educação em direitos humanos. In: JO WESTHROP, Amy; GARRIDO, Ayra Guedes; PARREIRA, Carolina Genovez; SANTOS, Shana Marques Prado dos. (Org.). As Recomendações da Comissão Nacional da Verdade: Balanços sobre a sua implementação dois anos depois. 1ed. Rio de Janeiro: ISER, 2016, v. 1, p. 167-177. Disponível em: https://iser.org.br/noticia/livro-as-recomendacoes-da-comissao-nacional-da-verdade-balancos-sobre-a-sua-implementacao-dois-anos-depois-disponivel-em-pdf/. Acesso em: 3 fev. 2024.

PEDRETTI, Lucas. Silêncios que gritam: apontamentos sobre os limites da Comissão Nacional da Verdade a partir do seu acervo. Revista do Arquivo, v. 5, p. 62-76, 2017. Disponível em: https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/169. Acesso em: 15 fev. 2024.

REIS, Daniel Aaarão. A ditadura faz cinquenta anos: história e cultura política nacional-estatista. In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. (Org.). A ditadura que mudou o Brasil - 50 anos do golpe de 1964. 1ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014, v. 1, p. 11-29.

RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de Conteúdo Categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021. v. 1. 155 p.

SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 mar. 2024.

SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo e Tancredo, 1964-1985. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

VAINFAS et al. História.doc 9º ano. 3 ed. – São Paulo: Saraiva, 2019.

VICENTINO, Claúdio; VICENTINO, José Bruno. Teláris História 9º ano. 3 ed. – São Paulo: Ática, 2019.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-01

Comment citer

GUSMÃO, R. L. de. A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: O PASSADO-PRESENTE DA DITADURA MILITAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 709–730, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78910. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78910. Acesso em: 26 sept. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.