POLÍTICA OLIGÁRQUICA NO MARANHÃO: OS DISCURSOS DA DITADURA PARA O ENSINO PRIMÁRIO ENTRE OS ANOS 1960-1970
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79022Palavras-chave:
Oligarquia. Ditadura Militar. Ensino Primário. Políticas. Maranhão.Resumo
O artigo apresenta uma análise dos discursos sobre educação no estado do Maranhão, durante os anos do governador José Sarney (1966-1970) e a relação com o golpe militar de 1964, em documentos de mensagens à Assembleia Legislativa e jornais, que anunciavam um tempo novo com investimentos para o ensino primário como ampliação da rede escolar e aumento do número de crianças matriculadas. O período denominado por Sarney de Maranhão Novo, se apresentava como o tempo da modernização e da dinâmica na política educacional. Na análise documental das mensagens à assembleia legislativa e das publicações em jornais foram identificados discursos sobre a situação em que se encontrava o ensino primário e os destaques dados por Sarney aos aclamados avanços na educação. Os resultados revelaram práticas políticas que coadunavam com o Estado militar imposto à população maranhense, e que disfarçavam a perseguição política e a censura através de eventos sociais, falas amenizadoras e reformas em prédios escolares.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, D. S. “MARANHÃO NOVO”: o primeiro ano do Governo de José Sarney (1966) através do jornal O Imparcial. In: PICCOLO, M; SILVA, F. H. M. Agentes, agencias e imprensa na construção de dinâmica dos regimes ditatoriais contemporâneos. São Luís: Editora UEMA, 2018.
BONFIM, M. N. Do Velho ao Novo: Política e Educação no Maranhão. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados. Dissertação de Mestrado, 1982.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GUILHON, M. V. M. Sarneísmo no Maranhão: os primórdios de uma oligarquia. Revista de Políticas Públicas. São Luís: UFMA. v. 11, n. 01, 2007.
MARANHÃO, Mensagem à Assembleia Legislativa apresentada pelo Governador Sr. JOSE SARNEY COSTA por ocasião da abertura da Sessão Legislativa de 1966. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital. Acesso em: Mar. 2024.
MARANHÃO, Mensagem à Assembleia Legislativa apresentada pelo Governador Sr. JOSE SARNEY COSTA por ocasião da abertura da Sessão Legislativa de 1967. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital. Acesso em: Mar. 2024.
MARANHÃO, Mensagem à Assembleia Legislativa apresentada pelo Governador Sr. JOSE SARNEY COSTA por ocasião da abertura da Sessão Legislativa de 1968. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital. Acesso em: Mar. 2024.
O IMPARCIAL, Maranhão, 1965, mimeo.
O ZUMBI, Maranhão, 1968, mimeo.
REIS, F. Grupos Políticos e Estrutura Oligárquica no Maranhão. São Luís, UNIGRAF, 2007.
SARNEY, J. Política Educacional do Maranhão. São Luís, 1966, p.2, mimeo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosyane de Moraes Martins Dutra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.