POLÍTICA OLIGÁRQUICA NO MARANHÃO: OS DISCURSOS DA DITADURA PARA O ENSINO PRIMÁRIO ENTRE OS ANOS 1960-1970

Autores

  • Rosyane de Moraes Martins Dutra Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, rosyane.dutra@ufma.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79022

Palavras-chave:

Oligarquia. Ditadura Militar. Ensino Primário. Políticas. Maranhão.

Resumo

O artigo apresenta uma análise dos discursos sobre educação no estado do Maranhão, durante os anos do governador José Sarney (1966-1970) e a relação com o golpe militar de 1964, em documentos de mensagens à Assembleia Legislativa e jornais, que anunciavam um tempo novo com investimentos para o ensino primário como ampliação da rede escolar e aumento do número de crianças matriculadas. O período denominado por Sarney de Maranhão Novo, se apresentava como o tempo da modernização e da dinâmica na política educacional. Na análise documental das mensagens à assembleia legislativa e das publicações em jornais foram identificados discursos sobre a situação em que se encontrava o ensino primário e os destaques dados por Sarney aos aclamados avanços na educação. Os resultados revelaram práticas políticas que coadunavam com o Estado militar imposto à população maranhense, e que disfarçavam a perseguição política e a censura através de eventos sociais, falas amenizadoras e reformas em prédios escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosyane de Moraes Martins Dutra, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, rosyane.dutra@ufma.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2001), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FACAM (Rio de Janeiro/2005) e Mestrado em Educação/UFMA (2014). Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). Professora do Departamento de Educação I/Área de atuação: Educação Infantil/Curso de Pedagogia/CCSO/UFMA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: infância e o brincar, formação de professores, metodologia da educação infantil, estágio supervisionado, políticas educacionais, currículo e história da infância.

Referências

BITTENCOURT, D. S. “MARANHÃO NOVO”: o primeiro ano do Governo de José Sarney (1966) através do jornal O Imparcial. In: PICCOLO, M; SILVA, F. H. M. Agentes, agencias e imprensa na construção de dinâmica dos regimes ditatoriais contemporâneos. São Luís: Editora UEMA, 2018.

BONFIM, M. N. Do Velho ao Novo: Política e Educação no Maranhão. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados. Dissertação de Mestrado, 1982.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GUILHON, M. V. M. Sarneísmo no Maranhão: os primórdios de uma oligarquia. Revista de Políticas Públicas. São Luís: UFMA. v. 11, n. 01, 2007.

MARANHÃO, Mensagem à Assembleia Legislativa apresentada pelo Governador Sr. JOSE SARNEY COSTA por ocasião da abertura da Sessão Legislativa de 1966. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital. Acesso em: Mar. 2024.

MARANHÃO, Mensagem à Assembleia Legislativa apresentada pelo Governador Sr. JOSE SARNEY COSTA por ocasião da abertura da Sessão Legislativa de 1967. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital. Acesso em: Mar. 2024.

MARANHÃO, Mensagem à Assembleia Legislativa apresentada pelo Governador Sr. JOSE SARNEY COSTA por ocasião da abertura da Sessão Legislativa de 1968. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital. Acesso em: Mar. 2024.

O IMPARCIAL, Maranhão, 1965, mimeo.

O ZUMBI, Maranhão, 1968, mimeo.

REIS, F. Grupos Políticos e Estrutura Oligárquica no Maranhão. São Luís, UNIGRAF, 2007.

SARNEY, J. Política Educacional do Maranhão. São Luís, 1966, p.2, mimeo.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

DUTRA, R. de M. M. POLÍTICA OLIGÁRQUICA NO MARANHÃO: OS DISCURSOS DA DITADURA PARA O ENSINO PRIMÁRIO ENTRE OS ANOS 1960-1970. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 648–658, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.79022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79022. Acesso em: 18 set. 2024.