O GOLPE DE 1964 E O SEQUESTRO DA EDUCAÇÃO PELO CAPITAL: O CASO DA REFORMA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78917Palavras-chave:
Educação; Ditadura Empresarial-Militar; Reforma Universitária; Lei n. 5.540/68.Resumo
A análise dos vínculos entre o golpe empresarial-militar de 1964, os interesses econômicos da burguesia associada ao imperialismo e a educação constituem o propósito deste trabalho. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa escolhida é de cunho bibliográfico e documental do período, com o objetivo de desvelar o caráter de classe do golpe de Estado. De tal modo, o conceito de Estado no âmbito do pensamento marxista é importante para compreender os interesses e a presença da hegemonia burguesa na Reforma Universitária (Lei n.º 5.540/68). Assim, verifica-se a modernização do ensino superior como um dos instrumentos de promoção do desenvolvimento econômico apresentado como de interesse geral da nação.
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