O GOLPE DE 1964 E O SEQUESTRO DA EDUCAÇÃO PELO CAPITAL: O CASO DA REFORMA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78917

Palavras-chave:

Educação; Ditadura Empresarial-Militar; Reforma Universitária; Lei n. 5.540/68.

Resumo

A análise dos vínculos entre o golpe empresarial-militar de 1964, os interesses econômicos da burguesia associada ao imperialismo e a educação constituem o propósito deste trabalho. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa escolhida é de cunho bibliográfico e documental do período, com o objetivo de desvelar o caráter de classe do golpe de Estado. De tal modo, o conceito de Estado no âmbito do pensamento marxista é importante para compreender os interesses e a presença da hegemonia burguesa na Reforma Universitária (Lei n.º 5.540/68). Assim, verifica-se a modernização do ensino superior como um dos instrumentos de promoção do desenvolvimento econômico apresentado como de interesse geral da nação.

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Biografia do Autor

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, maogomes@uem.br

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos Históricos da Educação (GEPFHE).

Italo Ariel Zanelato, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, iazanelato2@uem.br

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos Históricos da Educação (GEPFHE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) - GT Histedbr Maringá. 

Alessandro Santos da Rocha, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, asrocha2@uem.br

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições  Escolares  (GEPHEIINSE) - GT  Histedbr  Maringá e Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mcgmachado@uem.br

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista Produtividade do CNPq. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) - GT HISTEDBR Maringá.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

GOMES, M. A. de O.; ZANELATO, I. A.; ROCHA, A. S. da; MACHADO, M. C. G. O GOLPE DE 1964 E O SEQUESTRO DA EDUCAÇÃO PELO CAPITAL: O CASO DA REFORMA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 585–603, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78917. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78917. Acesso em: 22 nov. 2024.