MANOEL BOMFIM: DEBATES PARLAMENTARES SOBRE ESTADO E INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX

Autores

  • Ligiane Aparecida da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39426

Palavras-chave:

História da Educação, Estado e instrução primária, Primeira República, Manoel Bomfim

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação do posicionamento do intelectual Manoel Bomfim (1868-1932) frente ao debate sobre a relação Estado e instrução primária nos discursos parlamentares proferidos entre os anos de 1907 e 1908, atualmente disponíveis na coletânea Documentos Parlamentares: Instrução Pública, publicada em 1918 pelo Jornal do Comércio. A posição assumida por esse intelectual ocorre num contexto caracterizado por tentativas de organização do trabalho livre, estruturação da República, preparo do povo para o exercício da cidadania e surgimento de demandas sociais que exigiram investimento na instrução popular. Manoel Bomfim mostra-se comprometido com o desenvolvimento e difusão da instrução primária e envolvido no movimento em prol da escolarização da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligiane Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisa na linha de história e historiografia da educação no Brasil, tendo priorizado o estudo de intelectuais e projetos educacionais da Primeira República. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE).

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Professora associada da Universidade Estadual de Maringá onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

SILVA, L. A. da; MACHADO, M. C. G. MANOEL BOMFIM: DEBATES PARLAMENTARES SOBRE ESTADO E INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 083–102, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.39426. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/39426. Acesso em: 3 maio. 2024.