MANOEL BOMFIM: DEBATES PARLAMENTARES SOBRE ESTADO E INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39426Palabras clave:
História da Educação, Estado e instrução primária, Primeira República, Manoel BomfimResumen
Este trabalho apresenta uma investigação do posicionamento do intelectual Manoel Bomfim (1868-1932) frente ao debate sobre a relação Estado e instrução primária nos discursos parlamentares proferidos entre os anos de 1907 e 1908, atualmente disponíveis na coletânea Documentos Parlamentares: Instrução Pública, publicada em 1918 pelo Jornal do Comércio. A posição assumida por esse intelectual ocorre num contexto caracterizado por tentativas de organização do trabalho livre, estruturação da República, preparo do povo para o exercício da cidadania e surgimento de demandas sociais que exigiram investimento na instrução popular. Manoel Bomfim mostra-se comprometido com o desenvolvimento e difusão da instrução primária e envolvido no movimento em prol da escolarização da classe trabalhadora.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.