PROJETOS DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIVERSOS: ESTUDOS SOBRE BRASIL E FRANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72582

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre projetos de Infância e de Educação Infantil, precisamente para pré-escola, em dois contextos diversos, Brasil e França. Além disso, apresenta uma configuração na contemporaneidade da educação de crianças de 0 a 6 anos, com argumentos políticos de combate às desigualdades sociais e à pobreza. Busca-se discutir os diferentes atores políticos coletivos envolvidos nesse debate e o grau de organicidade desses grupos para o encaminhamento de propostas tanto no âmbito internacional quanto nacional. Neste artigo, utiliza-se informações de diversos documentos oficiais e estudos sobre a pré-escola desses dois países. Os resultados mostram uma visão reduzida de Infância e Educação Infantil e, embora ancorados em realidades diferentes, observa-se que esses dois países se aproximam quanto à finalidade destinada à pré-escola.

PALAVRAS-CHAVE: Pré-escola. Infância. Educação Infantil. Política Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilia Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, emilcarl28@hotmail.com

Licenciada em Pedagogia pela UFES (1996). Mestre em Educação pela USP (2001). Doutora em Educação pela UNICAMP (2011). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), curso de Pedagogia e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (PPGE). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE). Realiza Pós-Doutorado na Universidade Sorbonne Paris Nord, no Grupo EXPERICE (2021-2022).

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

VIEIRA, E. P. PROJETOS DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIVERSOS: ESTUDOS SOBRE BRASIL E FRANÇA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1026–1045, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72582. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72582. Acesso em: 21 nov. 2024.