PROJETOS DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIVERSOS: ESTUDOS SOBRE BRASIL E FRANÇA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72582Résumé
Este artigo apresenta um estudo sobre projetos de Infância e de Educação Infantil, precisamente para pré-escola, em dois contextos diversos, Brasil e França. Além disso, apresenta uma configuração na contemporaneidade da educação de crianças de 0 a 6 anos, com argumentos políticos de combate às desigualdades sociais e à pobreza. Busca-se discutir os diferentes atores políticos coletivos envolvidos nesse debate e o grau de organicidade desses grupos para o encaminhamento de propostas tanto no âmbito internacional quanto nacional. Neste artigo, utiliza-se informações de diversos documentos oficiais e estudos sobre a pré-escola desses dois países. Os resultados mostram uma visão reduzida de Infância e Educação Infantil e, embora ancorados em realidades diferentes, observa-se que esses dois países se aproximam quanto à finalidade destinada à pré-escola.
PALAVRAS-CHAVE: Pré-escola. Infância. Educação Infantil. Política Educacional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.