PROJETOS DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIVERSOS: ESTUDOS SOBRE BRASIL E FRANÇA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72582

Résumé

Este artigo apresenta um estudo sobre projetos de Infância e de Educação Infantil, precisamente para pré-escola, em dois contextos diversos, Brasil e França. Além disso, apresenta uma configuração na contemporaneidade da educação de crianças de 0 a 6 anos, com argumentos políticos de combate às desigualdades sociais e à pobreza. Busca-se discutir os diferentes atores políticos coletivos envolvidos nesse debate e o grau de organicidade desses grupos para o encaminhamento de propostas tanto no âmbito internacional quanto nacional. Neste artigo, utiliza-se informações de diversos documentos oficiais e estudos sobre a pré-escola desses dois países. Os resultados mostram uma visão reduzida de Infância e Educação Infantil e, embora ancorados em realidades diferentes, observa-se que esses dois países se aproximam quanto à finalidade destinada à pré-escola.

PALAVRAS-CHAVE: Pré-escola. Infância. Educação Infantil. Política Educacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Emilia Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, emilcarl28@hotmail.com

Licenciada em Pedagogia pela UFES (1996). Mestre em Educação pela USP (2001). Doutora em Educação pela UNICAMP (2011). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), curso de Pedagogia e docente permanente do Mestrado Profissional em Educação (PPGE). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE). Realiza Pós-Doutorado na Universidade Sorbonne Paris Nord, no Grupo EXPERICE (2021-2022).

Téléchargements

Publié-e

2023-01-03

Comment citer

VIEIRA, E. P. PROJETOS DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIVERSOS: ESTUDOS SOBRE BRASIL E FRANÇA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1026–1045, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72582. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72582. Acesso em: 21 nov. 2024.