"UM ESPECTRO RONDA O BRASIL": AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E O IDEÁRIO RELIGIOSO ANTICOMUNISTA DIFUNDIDO PELA REVISTA "A ORDEM" (1930-1045)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56976

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar discussões considerando o caráter educativo da Imprensa e sua influência na produção e veiculação de ideias. Trata-se de um estudo bibliográfico-documental, no qual foi priorizada a veiculação das ideias pela revista A Ordem (1930-1945), produzida pelo centro Dom Vital. A propaganda anticomunista d’A Ordem, foi a base para a discussão em questão. Entende-se que os fundamentos do pensamento católico, via de regra conservador, que se colocava em oposição ao pensamento liberal em ascensão no país, manifestava-se e era propagado, essencialmente, por meio da revista A Ordem. Conclui-se que apesar de se colocar no campo político oposto ao dos liberais, o pensamento católico mais aproximava-se do que se afastava, quando se tratava da “ameaça comunista”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Aires Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá, na linha de História e Historiografia da Educação, temas de pesquisa: Imprensa, Educação e Mundo do Trabalho. Membro do Grupo de Pesquisas em Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-2008).  Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação e membro do corpo docente do PPE-UEM, na linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação. Participa do Grupo de Pesquisas Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá). Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação - UEM.

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

RODRIGUES, A. P. A.; GOMES, M. A. de O. "UM ESPECTRO RONDA O BRASIL": AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E O IDEÁRIO RELIGIOSO ANTICOMUNISTA DIFUNDIDO PELA REVISTA "A ORDEM" (1930-1045). Revista Inter Ação, Goiânia, v. 44, n. 2, p. 408–423, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i2.56976. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56976. Acesso em: 27 nov. 2022.