NOBREZA NEGRA EM BRIDGERTON: UMA ANÁLISE SOBRE CONSUMO DA IMAGEM NEGRA A PARTIR DE COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.76631Palavras-chave:
Mídias; Consumo Cultural; Negrofilia; Imagens de Controle.Resumo
A produção cultural Bridgerton, lançada pela Netflix em 2020, colocou em seu elenco atores negros em papéis nobres, constituindo um tipo de representação ambivalente que mobiliza e divide opiniões de internautas. À vista disso, o objetivo principal do presente artigo é discutir algumas formas de controle e de consumo da imagem do negro, tomando como materialidade empírica um conjunto de comentários feitos por internautas e postados no portal de notícias Mundo Negro, local virtual onde são mobilizadas pautas antirracistas. A metodologia envolve a análise cultural de 70 comentários, correspondentes à totalidade de postagens existentes abaixo de uma matéria jornalística sobre a série Bridgerton. A discussão respalda-se em conceitos como os de representação (Hall, 2016), imagens de controle (Collins, 2016) e negrofilia (Archer-Straw, 2000) e permite entender como os internautas reagem às posições construídas para os personagens negros na série.
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