NOBREZA NEGRA EM BRIDGERTON: UMA ANÁLISE SOBRE CONSUMO DA IMAGEM NEGRA A PARTIR DE COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.76631

Palavras-chave:

Mídias; Consumo Cultural; Negrofilia; Imagens de Controle.

Resumo

A produção cultural Bridgerton, lançada pela Netflix em 2020, colocou em seu elenco atores negros em papéis nobres, constituindo um tipo de representação ambivalente que mobiliza e divide opiniões de internautas. À vista disso, o objetivo principal do presente artigo é discutir algumas formas de controle e de consumo da imagem do negro, tomando como materialidade empírica um conjunto de comentários feitos por internautas e postados no portal de notícias Mundo Negro, local virtual onde são mobilizadas pautas antirracistas. A metodologia envolve a análise cultural de 70 comentários, correspondentes à totalidade de postagens existentes abaixo de uma matéria jornalística sobre a série Bridgerton. A discussão respalda-se em conceitos como os de representação (Hall, 2016), imagens de controle (Collins, 2016) e negrofilia (Archer-Straw, 2000) e permite entender como os internautas reagem às posições construídas para os personagens negros na série.

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Biografia do Autor

Henrique Ferreira da Silva, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, henriqferreiras@gmail.com

Mestre em Educação na Universidade Luterana do Brasil, linha de pesquisa: Pedagogias e Políticas da Diferença; Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Luterana do Brasil.

Iara Tatiana Bonin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, itbonin@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

SILVA, H. F. . da; BONIN, I. T. NOBREZA NEGRA EM BRIDGERTON: UMA ANÁLISE SOBRE CONSUMO DA IMAGEM NEGRA A PARTIR DE COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 918–934, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.76631. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76631. Acesso em: 19 nov. 2024.