EDUCAÇÃO E MUNDO-IMAGEM: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DA LINGUAGEM VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76586Palavras-chave:
Mundo-imagem; Alfabetização do Olhar; Leitura de Imagem; Práticas Pedagógicas.Resumo
O presente artigo reflete sobre o protagonismo que a cultura imagética ganhou nas relações sociais nas últimas décadas e como essa realidade demanda das práticas educativas uma alfabetização que não ofereça apenas ferramentas para que os sujeitos sejam capazes de ler e compreender a linguagem escrita, mas que também trabalhem a leitura crítica das imagens. A partir disso, é feita a defesa de que o exercício com a alfabetização do olhar não esteja ligado apenas à disciplina de Arte, mas que atravesse a prática de todos os educadores. Para orientar e sustentar essas discussões, recorremos às contribuições de pesquisadores como Freire (1996), Acaso e Megías (2017), Martins (2012), Martins (2006; 2017), Cunha (2005), Kellner (2005) e Baliscei (2019).
Palavras-chave: mundo-imagem; alfabetização do olhar; leitura de imagem; práticas pedagógicas.
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