EDUCAÇÃO E MUNDO-IMAGEM: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DA LINGUAGEM VISUAL
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76586Mots-clés :
Mundo-imagem; Alfabetização do Olhar; Leitura de Imagem; Práticas Pedagógicas.Résumé
O presente artigo reflete sobre o protagonismo que a cultura imagética ganhou nas relações sociais nas últimas décadas e como essa realidade demanda das práticas educativas uma alfabetização que não ofereça apenas ferramentas para que os sujeitos sejam capazes de ler e compreender a linguagem escrita, mas que também trabalhem a leitura crítica das imagens. A partir disso, é feita a defesa de que o exercício com a alfabetização do olhar não esteja ligado apenas à disciplina de Arte, mas que atravesse a prática de todos os educadores. Para orientar e sustentar essas discussões, recorremos às contribuições de pesquisadores como Freire (1996), Acaso e Megías (2017), Martins (2012), Martins (2006; 2017), Cunha (2005), Kellner (2005) e Baliscei (2019).
Palavras-chave: mundo-imagem; alfabetização do olhar; leitura de imagem; práticas pedagógicas.
Téléchargements
Références
ACASO, M.; MEGÍAS, C. Art thinking: Cómo el arte puede transformar la educación. Barcelona: Paidós educación, 2017.
ACASO, M. La educación artística no son manualidades: Nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Editora Catarata, 2009.
BALISCEI, J. P. PROVOQUE - Problematizando visualidades e questionando estereótipos: leitura de imagens fundamentada nos Estudos da Cultura Visual. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 77, p. 283-298, set./out. 2019.
BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
CUNHA, S. R. V. Cenários da educação infantil. Revista Educação e Realidade. Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 166-185, jul/dez. 2005.
DOMINGUES, C. M. O Olhar de Quem Olha: Cultural visual, Arte e Mediação na Aula de História - o uso da imagem na construção do conhecimento histórico. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2006.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALERIA PIVÔ. Imagem da obra da artista Moara Tupinambá. Galeria Pivô, São Paulo, (2021 [s.d]). Disponível em: https://www.pivo.org.br/residencias/participantes/moara-tupinamba/. Acesso em: 20 fev. 2024.
KELLNER. D. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005. p. 104-131.
MARTINS, M. C. Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e
Ação: Revista do Departamento de Educação/UNISC. Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 9-27, jan./jun. 2006.
MARTINS, M. C. Narrativas verbais e visuais: proposições em mediação cultural. In: MARTINS, M. C. Mediação cultural: olhares interdisciplinares. São Paulo: Uva Limão, 2017, p 39-47.
MARTINS, R. Rumos e rotas da imagem e da arte na educação. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 14, n. 2, p. 286-291, jul/dez. 2012.
NASA. Imagem divulgada em 1969 retratando a chegada norte-americana à lua. NASA, [s. l.], 1969. Disponível em: https://www.nasa.gov/topics/people/features/armstrong_obit.html. Acesso em: 20 fev. 2024.
PESSI, M. C. A. S. Illustro imago: professoras de arte e seus universos de imagens. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SARDELICH, M. E. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa.
Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 451-472, mai/ago. 2006.
SILVA, S. K. As "artes de fazer" e de viver de professoras e alunos nas interfaces entre culturas, currículos e cotidianos escolares. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
VERGARA, L. G. Curadorias educativas: consciência do olhar, percepção imaginativa e perspectiva fenomenológica aplicadas à experiência estética. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS. v. 3, 1996, São Paulo, Anais [...]. São Paulo, p. 240-247, out. 1996.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.