OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE

Autores

  • Bruna Sola da Silva Ramos Universidade Federal de São João-del Rei
  • Franciane Sousa Ladeira Aires

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.44068

Palavras-chave:

Linguagem. Alfabetização. Emancipação. Paulo Freire.

Resumo

O propósito deste ensaio é refletir sobre outra linguagem e outra alfabetização como forma de expressar sentidos sobre a educação emancipadora, a partir da perspectiva crítica de Paulo Freire. Como processo, movimento, acontecimento e interação, a linguagem é percebida para além de um sistema abstrato e estático. Como uma práxis vinculada à criticidade, ao ato político, à autonomia, à libertação, à conscientização, e principalmente, à humanização, a alfabetização é assumida para além do processo de ler e escrever códigos. Nesse viés, a alfabetização emancipadora, não sendo um processo mecanicista, revela potencialidades para a conscientização, enfatizando a leitura da palavramundo, com o intuito de que educadores e educandos possam “ser mais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Sola da Silva Ramos, Universidade Federal de São João-del Rei

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação; Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. Líder do Grupo de Estudos Críticos do Discurso Pedagógico (GECDiP). Conselheira de Educação do Município de São João del-Rei/MG. Seus eixos de interesse são Educação-Linguagem; Formação-Prática educativa; Crítica-Política educacional, sob a égide do diálogo com as teorias humanas de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin.

Franciane Sousa Ladeira Aires

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei, tendo como orientadora a Profa. Dra. Bruna Sola da Silva Ramos. Pesquisadora do grupo de pesquisa GECDiP (Grupo de Estudos Críticos do Discurso Pedagógico). De 2008 a 2014 foi professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede de ensino da Prefeitura de Prados.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

DA SILVA RAMOS, B. S.; LADEIRA AIRES, F. S. OUTRA LINGUAGEM, OUTRA ALFABETIZAÇÃO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM PAULO FREIRE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 784–795, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.44068. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44068. Acesso em: 27 abr. 2024.