A PERSPECTIVA LIBERTADORA DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO FREIRIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ATUALIDADE

Autores

  • Flavia Cavalcante Nicolis de Medeiros Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL), Curitiba, Paraná, Brasil, fnicolis@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-0044-6574

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64860

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em introduzir um debate acerca de Paulo Freire e suas contribuições à Educação brasileira. Nesse sentido, são abordados os elementos fundamentais do seu pensamento, suas obras e suas propostas pedagógicas, bem como as principais críticas a essa perspectiva, inclusive do projeto “Escola sem Partido”. Na sequência, são apresentadas as posições de Paulo Freire diante de algumas dessas críticas e a visão do autor sobre o papel da Educação na sociedade. Visando alcançar o escopo deste artigo, o recurso metodológico utilizado baseia-se numa pesquisa bibliográfica e documental, associada a uma análise crítica da realidade brasileira na contemporaneidade. Conclui-se que as propostas de Paulo Freire permanecem atuais e imprescindíveis no enfrentamento dos grandes e complexos desafios da Educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Flavia Cavalcante Nicolis de Medeiros, Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL), Curitiba, Paraná, Brasil, fnicolis@hotmail.com

Possui Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2006); Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1996); Especialização em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ/ RJ/ 2007); Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/1992).

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Publicado

11-01-2021

Como Citar

Medeiros, F. C. N. de. (2021). A PERSPECTIVA LIBERTADORA DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO FREIRIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ATUALIDADE . Revista Inter Ação, 45(3), 874–889. https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64860