EU, ESTUDANTE DE ENFERMAGEM E ENFERMEIRA: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA SOBRE FORMAÇÃO, PRÁTICA PROFISSIONAL E DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

  • Bianca Joana Mattia Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó
  • Maria Elisabeth Kleba Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.
  • Ivo Dickmann Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.44053

Palavras-chave:

Narrativa, Formação em Enfermagem, Prática Profissional, Docência.

Resumo

Resumo: A narrativa possibilita descrever como as escolhas, feitas ao longo de minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, tiveram influência na construção do ser enfermeira docente, possibilitando o exercício de reflexão da construção de minha identidade profissional. A formação no Curso de Enfermagem da Unochapecó foi baseada nos eixos do Pró-Saúde, que é ancorada nos pressupostos freireanos, utilizando principalmente a problematização e o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos no processo ensino-aprendizagem. A experiência da formação teve influências relevantes nas escolhas e caminhos percorridos na prática profissional e no meio acadêmico, gerando oportunidades de aprendizado e comprometimento com a construção do SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Joana Mattia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó

Enfermeira. Estudante do Mestrado do Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho em Saúde do PPGCS.

Maria Elisabeth Kleba, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Doutorado em Filosofia Universitat Bremen (2000), convalidado pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora da Área de Ciências da Saúde e dos Mestrados em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Participação Social. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho em Saúde do PPGCS.

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Mestre e Doutor em Educação (UFPR). Professor titular do PPGE - Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freireana – PALAVRAÇÃO. 

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

MATTIA, B. J.; KLEBA, M. E.; DICKMANN, I. EU, ESTUDANTE DE ENFERMAGEM E ENFERMEIRA: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA SOBRE FORMAÇÃO, PRÁTICA PROFISSIONAL E DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA FREIREANA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 764–783, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.44053. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44053. Acesso em: 27 abr. 2024.