EU, ESTUDANTE DE ENFERMAGEM E ENFERMEIRA: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA SOBRE FORMAÇÃO, PRÁTICA PROFISSIONAL E DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA FREIREANA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.44053Palabras clave:
Narrativa, Formação em Enfermagem, Prática Profissional, Docência.Resumen
Resumo: A narrativa possibilita descrever como as escolhas, feitas ao longo de minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, tiveram influência na construção do ser enfermeira docente, possibilitando o exercício de reflexão da construção de minha identidade profissional. A formação no Curso de Enfermagem da Unochapecó foi baseada nos eixos do Pró-Saúde, que é ancorada nos pressupostos freireanos, utilizando principalmente a problematização e o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos no processo ensino-aprendizagem. A experiência da formação teve influências relevantes nas escolhas e caminhos percorridos na prática profissional e no meio acadêmico, gerando oportunidades de aprendizado e comprometimento com a construção do SUS.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.