O processo de mediação de leitura literária na educação básica

Autores

  • Alba Cristhiane Santana da Mata Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, albapsico@gmail.com
  • Larissa Magalhães Correia Andrade Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, larissamagalhaes1993@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50810

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre as características da mediação pedagógica desenvolvida no ensino da leitura literária no contexto de uma escola pública em Goiânia. A mediação pedagógica é compreendida como as condições de ensino propostas pelo professor, as formas de utilização de diferentes mediadores culturais e o tipo de relação estabelecida com os alunos. Foi realizada uma pesquisa de base qualitativa, por meio de observação de aulas de literatura, questionários e entrevistas com professores e alunos. Os resultados evidenciaram características da mediação que podem contribuir com a formação do leitor, com destaque para aspectos relacionados aos procedimentos de ensino e à relação professor-aluno, bem como a necessidade de investimentos no processo formativo dos professores de literatura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Cristhiane Santana da Mata, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, albapsico@gmail.com

Larissa Magalhães Correia Andrade, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, larissamagalhaes1993@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

CRISTHIANE SANTANA DA MATA, A. .; MAGALHÃES CORREIA ANDRADE, L. . O processo de mediação de leitura literária na educação básica. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 836–849, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50810. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50810. Acesso em: 18 nov. 2024.