O processo de mediação de leitura literária na educação básica

Autores/as

  • Alba Cristhiane Santana da Mata Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, albapsico@gmail.com
  • Larissa Magalhães Correia Andrade Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, larissamagalhaes1993@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50810

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre as características da mediação pedagógica desenvolvida no ensino da leitura literária no contexto de uma escola pública em Goiânia. A mediação pedagógica é compreendida como as condições de ensino propostas pelo professor, as formas de utilização de diferentes mediadores culturais e o tipo de relação estabelecida com os alunos. Foi realizada uma pesquisa de base qualitativa, por meio de observação de aulas de literatura, questionários e entrevistas com professores e alunos. Os resultados evidenciaram características da mediação que podem contribuir com a formação do leitor, com destaque para aspectos relacionados aos procedimentos de ensino e à relação professor-aluno, bem como a necessidade de investimentos no processo formativo dos professores de literatura. 

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Biografía del autor/a

Alba Cristhiane Santana da Mata, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, albapsico@gmail.com

Larissa Magalhães Correia Andrade, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, larissamagalhaes1993@gmail.com

Publicado

2019-03-12

Cómo citar

CRISTHIANE SANTANA DA MATA, A. .; MAGALHÃES CORREIA ANDRADE, L. . O processo de mediação de leitura literária na educação básica. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 836–849, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50810. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50810. Acesso em: 16 ago. 2024.