Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50792Resumo
A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.