Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"

Autores

  • Amélia Escotto do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, ameliaribeiro@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-6218-4173
  • Alexandre do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Letras, Rio de Janeiro, Brasil, alexandreribeiro@nupples.pro.br http://orcid.org/0000-0003-3714-1176

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50792

Resumo

A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, ameliaribeiro@gmail.com

Alexandre do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Letras, Rio de Janeiro, Brasil, alexandreribeiro@nupples.pro.br

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

ESCOTTO DO AMARAL RIBEIRO, A. .; DO AMARAL RIBEIRO, A. . Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós". Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 109–128, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50792. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792. Acesso em: 3 out. 2024.