Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós"

Auteurs-es

  • Amélia Escotto do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, ameliaribeiro@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-6218-4173
  • Alexandre do Amaral Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Letras, Rio de Janeiro, Brasil, alexandreribeiro@nupples.pro.br http://orcid.org/0000-0003-3714-1176

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50792

Résumé

A leitura no contexto da educação brasileira se mostra como uma questão sempre presente e se renova sob diferentes formas e enfoques, permanecendo, porém, sempre atual e entre “nós”. Com base nesse fato e inspirando-se nos princípios do paradigma indiciário da pesquisa (GINZBURG, 1979), este texto discute a leitura como eixo organizador da formação de professores no Brasil, apontando as diferentes formas como as discussões no campo da educação têm contemplado essa temática. Toma como eixo para a organização das reflexões apresentadas, as ideias sobre a essencialidade da leitura na formação de professores a partir da análise das contribuições do I Congresso de História da Leitura no Brasil (1998). Ratifica-se que a leitura ainda é uma questão inconclusa no contexto da educação brasileira e que, para muitos professores, embora reconheçam a sua importância, é possível negligenciá-la como prática cotidiana.    

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, ameliaribeiro@gmail.com

Alexandre do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Letras, Rio de Janeiro, Brasil, alexandreribeiro@nupples.pro.br

Publié-e

2018-09-21

Comment citer

ESCOTTO DO AMARAL RIBEIRO, A. .; DO AMARAL RIBEIRO, A. . Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós". Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 109–128, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50792. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50792. Acesso em: 17 mai. 2024.