O CURRÍCULO LOCAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Laurentino Américo Nhacuongue Universidade Save-Gaza (UniSave), Chongoene, Província de Gaza, Moçambique, tinonovela@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3051-5761
  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, grupo.foptic@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9049-5294

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76111

Palavras-chave:

Currículo Local; Multiculturalismo; Educação; Diversidade.

Resumo

O presente artigo busca compreender até que ponto o currículo local impacta na valorização da diversidade cultural, objetivando elucidar a relação existente entre o currículo local e a diversidade cultural no ambiente escolar moçambicano. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica com destaque para autores como: Sengulane (2022), Nivagara (2018), Santos (2018), Zanin e Lemke (2017), Ibraimo e Cabral (2015), Santiago (2012), Dias (2010) e Capece (2005). Constituiu produto desta pesquisa a compreensão de que o professor deve ser capaz de potenciar, através do currículo local, a diversidade cultural dos alunos em favor da elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem. Também se constitui como constatação desta abordagem a necessidade de os educadores criarem de facto a prática da diversidade no ensino e não apenas se contentar em valorizá-la discursivamente.

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Biografia do Autor

Laurentino Américo Nhacuongue, Universidade Save-Gaza (UniSave), Chongoene, Província de Gaza, Moçambique, tinonovela@gmail.com

Mestrando em Educação e Currículo na Universidade Save-Gaza (UniSave), Moçambique. Técnico do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia. Possui Graduação em Ensino de Informática pela Universidade Católica de Moçambique.

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, grupo.foptic@gmail.com

Pós-doutor em Educação Contemporânea (UFPE) e Professor do Departamento de Educação (DED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC).

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

NHACUONGUE, L. A.; VASCONCELOS, C. A. O CURRÍCULO LOCAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM MOÇAMBIQUE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76111. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76111. Acesso em: 29 jun. 2024.