O CURRÍCULO LOCAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76111Palavras-chave:
Currículo Local; Multiculturalismo; Educação; Diversidade.Resumo
O presente artigo busca compreender até que ponto o currículo local impacta na valorização da diversidade cultural, objetivando elucidar a relação existente entre o currículo local e a diversidade cultural no ambiente escolar moçambicano. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica com destaque para autores como: Sengulane (2022), Nivagara (2018), Santos (2018), Zanin e Lemke (2017), Ibraimo e Cabral (2015), Santiago (2012), Dias (2010) e Capece (2005). Constituiu produto desta pesquisa a compreensão de que o professor deve ser capaz de potenciar, através do currículo local, a diversidade cultural dos alunos em favor da elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem. Também se constitui como constatação desta abordagem a necessidade de os educadores criarem de facto a prática da diversidade no ensino e não apenas se contentar em valorizá-la discursivamente.
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