O CURRÍCULO LOCAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM MOÇAMBIQUE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76111

Mots-clés :

Currículo Local; Multiculturalismo; Educação; Diversidade.

Résumé

O presente artigo busca compreender até que ponto o currículo local impacta na valorização da diversidade cultural, objetivando elucidar a relação existente entre o currículo local e a diversidade cultural no ambiente escolar moçambicano. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica com destaque para autores como: Sengulane (2022), Nivagara (2018), Santos (2018), Zanin e Lemke (2017), Ibraimo e Cabral (2015), Santiago (2012), Dias (2010) e Capece (2005). Constituiu produto desta pesquisa a compreensão de que o professor deve ser capaz de potenciar, através do currículo local, a diversidade cultural dos alunos em favor da elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem. Também se constitui como constatação desta abordagem a necessidade de os educadores criarem de facto a prática da diversidade no ensino e não apenas se contentar em valorizá-la discursivamente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Laurentino Américo Nhacuongue, Universidade Save-Gaza (UniSave), Chongoene, Província de Gaza, Moçambique, tinonovela@gmail.com

Mestrando em Educação e Currículo na Universidade Save-Gaza (UniSave), Moçambique. Técnico do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia. Possui Graduação em Ensino de Informática pela Universidade Católica de Moçambique.

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, grupo.foptic@gmail.com

Pós-doutor em Educação Contemporânea (UFPE) e Professor do Departamento de Educação (DED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC).

Références

AGOSTINHO, A. A. Manual de apoio ao professor: sugestões para abordagem do currículo local: uma alternativa para a redução da vulnerabilidade. Maputo: Inde, 2011.

CAPECE, J. A. A Interdisciplinaridade e a Prática pedagógica em Moçambique. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3091. Acesso em: 10 nov. 2022.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Sage handbook of qualitative research. 4. ed. Los Angeles: Sage, 2011.

DIAS, H. N. Diversidade cultural e educação em Moçambique. V!RUS, São Carlos, n. 4, 2010. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus04/?sec=4&item=4&lang=pt. Acesso em: 30 maio 2022.

GEERTZ, C. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

IBRAIMO, M. N.; CABRAL, I. Currículo local: entre a retórica do prescrito e a realidade concreta. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO, 1., 2015, Porto. Anais [...]. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2015. v. II (Comunicações Livres), p. 1022-1034. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/19563/1/Currículo%20local%20–%20entre%20a%20retórica%20do%20prescrito%20e%20a%20realidade%20concreta.pdf. Acesso em: 4 dez. 2023.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: A guide to design and implementation. 4. ed. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2015.

MOÇAMBIQUE. Assembléia da República. Lei nº 18, de 28 de dezembro de 2018. Maputo: Assembléia da República, 2018. Disponível em: https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2020/02/Lei-nº-18-2018-28-Dezembro_-SNE.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.

MOÇAMBIQUE. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (Inde). Estratégias de implementação do novo currículo. Maputo: Inde, 2003.

NIVAGARA, D. D. O currículo local como política para a preservação e/ou transformação da cultura rural (do campo). Revista AMAzônica, [s. l.], v. XXI, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/4722/3829. Acesso em: 3 dez. 2023.

NOGUEIRA, J. K.; FELIPE, D. P.; TERUYA, T. K. Conceitos de gênero, etnia e raça: reflexões sobre a diversidade cultural na educação escolar. In: FAZENDO GÊNERO: CORPO, VIOLÊNCIA E PODER, 8., 2008, Florianópolis. Anais […]. Fortaleza: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. Disponível em: https://nt5.net.br/publicacoes/Nogueira-Felipe-Teruya_01.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. Paris: Unesco, 2001.

RODRIGUES, P. C. R. Multiculturalismo: a diversidade cultural na escola. 2013. 146 f. Relatório de Atividade Profissional (Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, 2013. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/3683/1/PaulaRodrigues.pdf. Acesso em: 30 maio 2022.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTIAGO, E. Cultura Moçambicana. In: INFOESCOLA. Florianópolis, 2012. Disponível em: https://www.infoescola.com/cultura/cultura-mocambicana/. Acesso em: 9 jul. 2022.

SANTOS, P. C. S. Tipos de multiculturalismo e os limites que decorrem das diferentes concepções da cultura. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO (CEDUCE), 5., 2018, Niterói. Anais […]. Capina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/ceduce/2018/TRABALHO_EV111_MD4_SA9_ID221_15032018195926.pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.

SENGULANE, H. Teorias do Currículo. Maxixe: UniSave, 2022.

SILVA, F. S. Breve reflexão sobre a relação entre cultura e educação. In: WEB Artigos. [s.l.], 2017. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/breve-reflexao-sobre-a-relacao-entre-cultura-e-educacao/153746. Acesso em: 31 maio 2022.

TAKAHASHI, T. Diversidade Cultural e Direito à Comunicação. In: SORIANO, J. Blog Historia de internet en América Latina y el Caribe contada por sus protagonistas. [S. l.], jan. 2007. Disponível em: https://interred.wordpress.com/2007/01/17/diversidade-cultural-e-direito-a-comunicacao/. Acesso em: 16 mar. 2023.

ZANIN, F. A.; LEMKE, C. K. Teoria multicultural em trabalhos acadêmicos e sua relação com as práticas pedagógicas. Educação, Santa Maria, v. 42, n. 2, p. 347-360, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/22998. Acesso em: 5 maio. 2023.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-15

Comment citer

NHACUONGUE, L. A.; VASCONCELOS, C. A. O CURRÍCULO LOCAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM MOÇAMBIQUE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76111. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76111. Acesso em: 21 nov. 2024.