LIVROS, ARMAS, EDUCAÇÃO: SOBRE UM DISPOSITIVO REGRESSIVO

Autores

  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasília, Distrito Federal, Brasil, alexfvaz@uol.com.br https://orcid.org/0000-0003-4194-3876
  • Nubia Almeida Lourenço Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, nubialourenco@icloud.com https://orcid.org/0009-0009-6908-2773
  • Leonardo Cartagena Miron Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, leonardo.psico.ufsc@gmail.com https://orcid.org/0009-0004-7416-5411

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78901

Palavras-chave:

Brasil Paralelo; Ditadura Civil-Militar Brasileira; Indústria Cultural; Formação.

Resumo

A dificuldade em elaborar o passado de violência e arbítrio no Brasil encontra um ponto álgido na disputa pela memória da ditadura civil-militar iniciada em 1964. Este texto resulta de uma pesquisa sobre um dispositivo pedagógico que participa dessa querela, o filme revisionista 1964: O Brasil entre armas e livros, da produtora Brasil Paralelo. Analise-se seu conteúdo e algumas das opções técnicas e estéticas que igualmente lhe são substanciais para a construção narrativa. Busca-se fazer uma crítica imanente ao material, para, completando o quadro analítico, observar-lhe como sintoma e também em algumas de suas consequências para a formação – ou para sua falência – no contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasília, Distrito Federal, Brasil, alexfvaz@uol.com.br

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha; Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC). Pesquisador CNPq.

Nubia Almeida Lourenço, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, nubialourenco@icloud.com

Mestranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFSC/CNPq), vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC – UFSC).

Leonardo Cartagena Miron, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, leonardo.psico.ufsc@gmail.com

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFSC/CNPq), vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC – UFSC).

Referências

: O BRASIL entre armas e livros. Direção: Filipe Valerim e Lucas Ferrugem. São Paulo: Brasil Paralelo, 2019. Disponível em: https://youtu.be/yTenWQHRPIg?si=qk7izXpYfvF2AUF-. Acesso em: 30 mar. 2024.

ADORNO, Theodor W. Was bedeutet: Aufarbeitung der Vergangenheit. In: Gesammelte Schriften, vol. 4. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997a, p.555-572.

ADORNO, Theodor W. Erziehung nach Auschwitz. In: Gesammelte Schriften, vol. 10.1. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1997b, p 674-690.

ADORNO, Theodor W. Negative Dialektik. In: Gesammelte Schriften, vol. 6. Frankfurt am Maim: Suhrkamp, 1997c.

ADORNO, Theodor W.; EISLER, Hanns. Composing for the Film. Nova York: Continuum, 1994.

ARENDT, Hannah. Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil. Londres/Nova York: Peguin, 2006.

BENJAMIN, Walter. Sprache und Geschichte: philosophische Essays. Dietzingen: Reclam, 2021.

CARVALHO, Luiz Maklouf. O cadete e o capitão: a vida de Jair Bolsonaro no quartel. São Paulo: Todavia, 2019.

CASTRO, Celso Côrrea Pinto de. General Villas Bôas: conversa com o comandante. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2021.

CHAFUEN, Alejandro. The 2021 Ranking of Free-Market Think Tanks Measured by Social Media Impact. Forbes, 30 mar de 2021. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/alejandrochafuen/2021/03/30/the-2021-ranking-of-free-market-thinktanks-measured-by-social-media-impact/?sh=57f1b54b77f6. Acesso em: 11 fev. 2024.

FRANCO, Mariana. La “teoría de los dos demonios”: un símbolo de la posdictadura en la Argentina. A Contra corriente, Vol. 11, No. 2, Winter 2014, 22-52.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. São Paulo: Cosac Naify, 2011, 144 p.

GASPAR, Malu. A organização: a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2001.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialektik der Aufklärung: philosophische Fragmente. Gesammelte Schriften (Adorno), vol. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.

KANT, Immanuel. Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt am Maim: Suhrkhamp, 1974.

NOBRE, Marcos. Limites da democracia: de 2013 ao governo Bolsonaro. São Paulo: Todavia, 2022.

PLATÃO. A República. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SAFATLE, Vladimir. Só mais um esforço: como chegamos até aqui ou como o país dos “pactos”, das “conciliações”, das “frentes amplas” produziu seu próprio colapso. Belo Horizonte: Vestígio, 2022.

SCHWARZ, Roberto. Seja como for. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SONTAG, Susan. Contra a interpretação e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

STARLING, Heloísa. A máquina do golpe: 1964: como foi desmontada a democracia no Brasil (vol. 1: Engrenagens militares e apoio externo). São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

TÜRCKE, Christoph. Erregte Gesellschaft. Philosophie der Sensation. Munique: C. H. Beck, 2002.

VALDÍVIA, Márcia Barros. A felicidade infeliz de Maysa Matarazzo em tempos do American Way of Life. Reflexões sobre a boemia paulistana nos anos 50. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/21940. Acesso em: 29 mar. 2024.

VICTOR, Fábio. Poder camuflado: os militares e a política, do fim da ditadura à aliança com Bolsonaro. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

VIEIRA, Luiz Renato. Consagrados e malditos: os intelectuais e a editora Civilização Brasileira. Brasília: Thesaurus/UnB, 1998.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

VAZ, A. F.; LOURENÇO, N. A.; MIRON, L. C. LIVROS, ARMAS, EDUCAÇÃO: SOBRE UM DISPOSITIVO REGRESSIVO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 694–708, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78901. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78901. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)