LIVROS, ARMAS, EDUCAÇÃO: SOBRE UM DISPOSITIVO REGRESSIVO

Auteurs-es

  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasília, Distrito Federal, Brasil, alexfvaz@uol.com.br https://orcid.org/0000-0003-4194-3876
  • Nubia Almeida Lourenço Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, nubialourenco@icloud.com https://orcid.org/0009-0009-6908-2773
  • Leonardo Cartagena Miron Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, leonardo.psico.ufsc@gmail.com https://orcid.org/0009-0004-7416-5411

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78901

Mots-clés :

Brasil Paralelo; Ditadura Civil-Militar Brasileira; Indústria Cultural; Formação.

Résumé

A dificuldade em elaborar o passado de violência e arbítrio no Brasil encontra um ponto álgido na disputa pela memória da ditadura civil-militar iniciada em 1964. Este texto resulta de uma pesquisa sobre um dispositivo pedagógico que participa dessa querela, o filme revisionista 1964: O Brasil entre armas e livros, da produtora Brasil Paralelo. Analise-se seu conteúdo e algumas das opções técnicas e estéticas que igualmente lhe são substanciais para a construção narrativa. Busca-se fazer uma crítica imanente ao material, para, completando o quadro analítico, observar-lhe como sintoma e também em algumas de suas consequências para a formação – ou para sua falência – no contemporâneo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasília, Distrito Federal, Brasil, alexfvaz@uol.com.br

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha; Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC). Pesquisador CNPq.

Nubia Almeida Lourenço, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, nubialourenco@icloud.com

Mestranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFSC/CNPq), vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC – UFSC).

Leonardo Cartagena Miron, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, leonardo.psico.ufsc@gmail.com

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFSC/CNPq), vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC – UFSC).

Références

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Publié-e

2024-09-01

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VAZ, A. F.; LOURENÇO, N. A.; MIRON, L. C. LIVROS, ARMAS, EDUCAÇÃO: SOBRE UM DISPOSITIVO REGRESSIVO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 694–708, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78901. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78901. Acesso em: 20 déc. 2024.

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