CORPO, INFÂNCIA, CUIDADOS DE SI:EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alexandre Fernandez Vaz
  • Ana Cristina Richter
  • Carmen Nunes Vieira
  • Gisele Carreirão Gonçalves
  • Michelle Carreirão Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6569

Resumo

O trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o registro e a análise de práticas pedagógicas de Educação Física na educação da pequena infância. A investigação desenvolveu-se em três instituições públicas de Florianópolis, contando com extenso conjunto de observações, análise de relatórios organizados pelas professoras de Educação Física, entrevistas com estas e outros atores institucionais. Considerou também as diretrizes do município e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de cada instituição. Os dados apontam para aulas de Educação Física que intentam romper com modelos escolarizantes na Educação Infantil encontrando, dessa forma, um lugar nos momentos de descanso, de alimentação, de parque, de entrada e saída que compõem a rotina institucional, como também nos projetos coletivos de trabalho (organizados e desenvolvidos em cada uma das unidades), tempos permeados por dispositivos civilizadores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

VAZ, A. F.; RICHTER, A. C.; VIEIRA, C. N.; GONÇALVES, G. C.; GONÇALVES, M. C. CORPO, INFÂNCIA, CUIDADOS DE SI:EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 185–201, 2009. DOI: 10.5216/ia.v34i1.6569. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6569. Acesso em: 19 nov. 2024.