A ESCOLA COMO MEIO OPERACIONAL DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79057Palavras-chave:
Ditadura Civil-Militar. Escola. Livro Didático.Resumo
Na segunda metade do século XX, o Brasil se encontra em uma Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e, naquele contexto, a escola restou por ser um dos meios operacionais de fortalecimento ideológico e discursivo da época. O presente texto objetiva discutir a escola enquanto um dos meios de operacionalização e fortalecimento do ideário da Ditadura Civil-Militar brasileira, tomando como categoria o discurso em Michael Foucault, e como materialidade os registros publicados em livros didáticos do período. Para elaboração dos argumentos, pautou-se em uma metodologia dialética, com procedimento analítico-reconstrutivo e técnica da análise de conteúdo, sendo o corpus documental constituído por livros didáticos utilizados nas escolas durante o período. Em seu desenvolvimento, o texto problematiza a cultura escolar e o livro didático e conclui ser possível perceber evidências da escola como espaço da operacionalização de estratégias discursivas alinhadas ao contexto ditatorial.
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