EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA: A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PRODUÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS POR MEIO DA COLTED E DO INL NOS ANOS DE 1965 A 1975

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78650

Palavras-chave:

Livro Didático; Educação Moral e Cívica; Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático.

Resumo

Este artigo investiga a intervenção do Estado na produção dos livros didáticos da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC) por meio da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) entre os anos de 1965 à 1975. Temos como objetivos analisar essa interferência estatal na educação e compreender os ideais defendidos pelo Regime Militar a partir dos livros didáticos. Esta pesquisa de caráter documental tomou como fonte os livros utilizados na disciplina para desenvolver uma análise acerca dos conteúdos ali presentes, e tem como base teórica autores que abordam o mesmo campo no contexto histórico estudado. Como resultado, concluímos que os livros se tornaram instrumento de disseminação dos princípios e valores militares, (como o amor à Pátria, à família e ao trabalho) e da classe dominante por meio da COLTED. 

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Biografia do Autor

Beatriz Moura Mendes, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil, beatrizmoura111@hotmail.com

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na Universidade do Estado do Pará. Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM/UFPA) e do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA).

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, albertofdamasceno59@gmail.com

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA (1985). Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e preside o Conselho Municipal de Educação de Belém.

Jessica Mesquita Vasconcelos, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, Jessica04102000@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica. Graduada em História pela Universidade Federal do Pará. É integrante do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (Lapem- UFPA).

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

MENDES, B. M.; DAMASCENO, A.; VASCONCELOS, J. M. EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA: A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PRODUÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS POR MEIO DA COLTED E DO INL NOS ANOS DE 1965 A 1975. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1310–1325, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78650. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78650. Acesso em: 26 set. 2024.