EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA: A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PRODUÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS POR MEIO DA COLTED E DO INL NOS ANOS DE 1965 A 1975
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78650Mots-clés :
Livro Didático; Educação Moral e Cívica; Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático.Résumé
Este artigo investiga a intervenção do Estado na produção dos livros didáticos da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC) por meio da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) entre os anos de 1965 à 1975. Temos como objetivos analisar essa interferência estatal na educação e compreender os ideais defendidos pelo Regime Militar a partir dos livros didáticos. Esta pesquisa de caráter documental tomou como fonte os livros utilizados na disciplina para desenvolver uma análise acerca dos conteúdos ali presentes, e tem como base teórica autores que abordam o mesmo campo no contexto histórico estudado. Como resultado, concluímos que os livros se tornaram instrumento de disseminação dos princípios e valores militares, (como o amor à Pátria, à família e ao trabalho) e da classe dominante por meio da COLTED.
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