ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36490

Palavras-chave:

Formação docente inicial, Pedagogia, Paulo Freire, Pesquisa longitudinal.

Resumo

O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013.  O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido, permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações.  A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação.  Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/ UPF.  Pesquisadora Pq/CNPq.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S. ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 233–246, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.36490. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36490. Acesso em: 13 set. 2024.