ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36490Palavras-chave:
Formação docente inicial, Pedagogia, Paulo Freire, Pesquisa longitudinal.Resumo
O texto discute a presença residual da obra de Paulo Freire, na formação docente inicial, a partir de uma pesquisa qualitativa e longitudinal com eixo temporal prospectivo, tendo por base informações coletadas junto a 395 acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul, no recorte temporal de 2006 a 2013. O acompanhamento do tema por um período de tempo expandido, permitiu estabelecer marcos incidentes, além de localizar recorrências temáticas e comparações. A compilação das informações possibilitou dividir a presença do autor no curso a partir de duas categorias: o dogma e o esquecimento; além de sinalizar para o progressivo esvaziamento do pensamento freireano, enquanto base de formação. Como conclusão, aponta-se o possível enfraquecimento do legado freireano na formação daqueles sujeitos.
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