A ESCOLA COMO MEIO OPERACIONAL DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79057

Mots-clés :

Ditadura Civil-Militar. Escola. Livro Didático.

Résumé

Na segunda metade do século XX, o Brasil se encontra em uma Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e, naquele contexto, a escola restou por ser um dos meios operacionais de fortalecimento ideológico e discursivo da época.  O presente texto objetiva discutir a escola enquanto um dos meios de operacionalização e fortalecimento do ideário da Ditadura Civil-Militar brasileira, tomando como categoria o discurso em Michael Foucault, e como materialidade os registros publicados em livros didáticos do período.  Para elaboração dos argumentos, pautou-se em uma metodologia dialética, com procedimento analítico-reconstrutivo e técnica da análise de conteúdo, sendo o corpus documental constituído por livros didáticos utilizados nas escolas durante o período.  Em seu desenvolvimento, o texto problematiza a cultura escolar e o livro didático e conclui ser possível perceber evidências da escola como espaço da operacionalização de estratégias discursivas alinhadas ao contexto ditatorial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, rosimaresquinsani@upf.br

Doutora em educação, professora do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade de Passo Fundo / UPF. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Sidinei Cruz Sobrinho, Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, sidineiccsobrinho@gmail.com

Doutor em Educação (UPF); Mestre em Filosofia (PUCRS), Graduado em Direito, e Graduado em Filosofia. Professor de Educação Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSUL campus Passo Fundo. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Références

ALENCAR, Francisco, CARPI, Lúcia, RIBEIRO, Marcus Venício. História da sociedade Brasileira, 1ª Ed – Rio de Janeiro: Ao livro Técnico. 1979.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Decreto nº 59.355, de 4 de outubro de 1966. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-59355-4-outubro-1966-400010-publicacaooriginal-1-pe.html

BRASIL. Decreto-lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País, e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0869.htm

BRASIL. Lei Nº 8.663, de 14 de junho de 1993. Revoga o Decreto-Lei nº 869, de 12 de dezembro de 1969, e dá outras providências https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1989_1994/L8663.htm#art1

CORREIA, A. A. Estudos dirigidos de educação moral e cívica. São Paulo: Ática, 1976.

DORNELLES, Leny Werneck. Pátria e Cidadania: EMC. 4º ano. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.

FERREIRA JR, A. BITTAR, M. Jarbas Passarinho, ideologia tecnocrática e ditadura militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.29, p. 3-25, set. 2006.

FILHO, Clóvis Pacheco; MICHALANY, Douglas; NETO, José de Nicola; RAMOS, Ciro de Moura. Curso de Estudos Sociais. São Paulo: Editora Michalany S/A, 1977.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/Michel Foucault; tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

GARCIA, E. C. Educação moral e cívica na escola de primeiro grau. São Paulo: LISA, 1972.

GUSMAO, Daniele Cristina Frediani; HONORATO, Tony. Ideais de homem civilizado veiculados nos livros didáticos e Educação Moral e Cívica na Ditadura Civil-Militar. História da Educação, Santa Maria, v. 23, e82622, 2019.

HERMIDA, Borges. Compêndios de História do Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1973.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 09-43, jan./jun. 2001.

LUCCI, Elian Alabi. TDHB – Trabalho Dirigido de História do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1979a.

LUCCI, Elian Alabi. TDMC – 2 O trabalho dirigido de Moral e Civismo – 1º. Grau – 2º. Vol.2: 7ª. ed. São Paulo, 1979b.

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. História da Educação, Santa Maria, v. 20, n. 50, p. 119-138, dez, 2016.

SCHIMIDT, M. J. Curso de Educação Moral e Cívica. 3. Rio de Janeiro: Livraria AGIR, 1971.

SILVA, Francisco de Assis: BASTOS, Pedro Ivo de Assis. História do Brasil: Colônia, Império e República. São Paulo: Editora Moderna, 1976.

SOUZA Nilson Araújo de; CAMPOS Rosanita Monteiro de. (orgs). Pensamento Nacional-Desenvolvimentista. São Paulo: Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois, 2021, 616p.

SOUZA, Ari H. de; ARAUJO, Rosi O. Estudos Sociais. Nossa terra nossa gente. São Paulo: IBEP, [197-]. 6ª série.

TAVARES, Alberto de Lyra. O Brasil de minha geração. Mais dois decênios de lutas: 1956/1976. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1977. v. 2.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-01

Comment citer

ESQUINSANI, R. S. S.; SOBRINHO, S. C. A ESCOLA COMO MEIO OPERACIONAL DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 568–584, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.79057. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79057. Acesso em: 22 nov. 2024.