RETÓRICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO EDUCATIVO DO 31 DE MARÇO, DE CARLOS FREDERICO MACIEL (CRPE-RECIFE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78720

Palavras-chave:

Intelectuais e Educação; História da Educação; Pernambuco; Ditadura Civil-Militar.

Resumo

Neste artigo, tomamos como fonte e objeto de análise o discurso/texto “O Significado Educativo do 31 de março” do Professor pernambucano e anticomunista Carlos Frederico Maciel, naquela época Diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife (CRPE-Recife). Aliando elementos da análise do discurso de Orlandi (2009) com a operação historiográfica de Certeau (2011) e a partir de uma experiência singular, buscamos mostrar a mobilização de intelectuais para a legitimação do Golpe de 1964 bem como, neste processo, como a ideologia autoritária era transmitida na escola primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, lucianomff@uol.com.br

Bolsista Produtividade 1-A CNPq. Doutor em Educação (USP). Professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da UFMG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/CE-UFPE.

  •  

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, raylane.navarro@ufpe.br

Doutora em Educação (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Educação Básica (MPEB) da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Repres. e Identidades – GEPIFHRI/CE-UFPE.
    •  

Referências

BARRETO, R. A. D. N; LIMA, G. C.; OLIVEIRA, G. R. V. Mulher, educação e participação política: O caso pernambucano (1947-2022). Revista Interterritórios, v.10, n.19, p 1-20, 2024.

CENTRO Regional de Pesquisa Educacionais do Recife – CRPE/Recife. Relatório das atividades realizadas na Escola Experimental do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife no ano de 1964. Recife: CRPE, 1964.

CERTEAU, M. de. A Escrita da História. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

FARIA FILHO, L. M. Educação das (in)sensibilidades: histórias e memórias da ditadura no Brasil. Revista Brasileira de Educação Básica. Ano 9, n.30, 1-5, 2024.

FREYRE, G. As crianças como mestres de civismo. In: Centro... O significado educativo do 31 de março. Recife: CRPE-Recife, p. 5-7, 1965.

MACIEL, C. F. O significado educativo do 31 de março. In: Centro... O significado educativo do 31 de março. Recife: CRPE-Recife, p.11-25, 1965.

OLIVEIRA, A. C. D. C. Estudos sociológicos sobre infância no Brasil: crianças sem gênero? Tese (Doutorado em Sociologia Política) – UFSC. Florianópolis, 2011.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

PALLARES-BURKE, M. L.; BURKE, P. Repensando os trópicos: retrato intelectuais de Gilberto Freyre. São Paulo: Ed. UNESP, 2008.

SOUZA, K. F. Beltrão de. Educação e Região. Práticas anisianas e freyreanas fazem a educação do Recife/PE (1957-1964). Tese (Doutorado em Educação) – UFPE, Programa de Pós Graduação em Educação, 2013.

VERAS, D. B. V. PALÁCIOS CARIADOS: a elite universitária e a ditadura militar – o caso da Universidade Federal de Pernambuco (1964 – 1975). Tese (Doutorado em História) – UFPE, Programa de Pós Graduação em História, 2018.

WEBER, S. Conflito de classes e educação em Pernambuco. Relatório de Pesquisa datado de agosto de 1982. Dados – Revista de Ciências Sociais. v. 27, n. 2, p. 233-262, 1984.

XAVIER, L. N. O Brasil como laboratório: educação e ciências sociais no projeto dos Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais – CBPE/INEP/MEC (1950-1960). Bragança Paulista: CDAPH-IFAN, 1999.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

FILHO, L. M. de F.; BARRETO , R. A. D. N. RETÓRICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO EDUCATIVO DO 31 DE MARÇO, DE CARLOS FREDERICO MACIEL (CRPE-RECIFE). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 551–567, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78720. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78720. Acesso em: 19 nov. 2024.