RETÓRICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO EDUCATIVO DO 31 DE MARÇO, DE CARLOS FREDERICO MACIEL (CRPE-RECIFE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78720Palavras-chave:
Intelectuais e Educação; História da Educação; Pernambuco; Ditadura Civil-Militar.Resumo
Neste artigo, tomamos como fonte e objeto de análise o discurso/texto “O Significado Educativo do 31 de março” do Professor pernambucano e anticomunista Carlos Frederico Maciel, naquela época Diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife (CRPE-Recife). Aliando elementos da análise do discurso de Orlandi (2009) com a operação historiográfica de Certeau (2011) e a partir de uma experiência singular, buscamos mostrar a mobilização de intelectuais para a legitimação do Golpe de 1964 bem como, neste processo, como a ideologia autoritária era transmitida na escola primária.
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