RETÓRICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO EDUCATIVO DO 31 DE MARÇO, DE CARLOS FREDERICO MACIEL (CRPE-RECIFE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78720

Palavras-chave:

Intelectuais e Educação; História da Educação; Pernambuco; Ditadura Civil-Militar.

Resumo

Neste artigo, tomamos como fonte e objeto de análise o discurso/texto “O Significado Educativo do 31 de março” do Professor pernambucano e anticomunista Carlos Frederico Maciel, naquela época Diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife (CRPE-Recife). Aliando elementos da análise do discurso de Orlandi (2009) com a operação historiográfica de Certeau (2011) e a partir de uma experiência singular, buscamos mostrar a mobilização de intelectuais para a legitimação do Golpe de 1964 bem como, neste processo, como a ideologia autoritária era transmitida na escola primária.

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Biografia do Autor

Luciano Mendes de Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, lucianomff@uol.com.br

Bolsista Produtividade 1-A CNPq. Doutor em Educação (USP). Professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da UFMG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/CE-UFPE.

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Raylane Andreza Dias Navarro Barreto , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, raylane.navarro@ufpe.br

Doutora em Educação (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Educação Básica (MPEB) da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Repres. e Identidades – GEPIFHRI/CE-UFPE.
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Publicado

2024-09-01

Como Citar

FILHO, L. M. de F.; BARRETO , R. A. D. N. RETÓRICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO EDUCATIVO DO 31 DE MARÇO, DE CARLOS FREDERICO MACIEL (CRPE-RECIFE). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 551–567, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78720. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78720. Acesso em: 18 set. 2024.