Vol. 49 No. ed.especial (2024): EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ESTADO AUTORITÁRIO: 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

					View Vol. 49 No. ed.especial (2024): EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ESTADO AUTORITÁRIO: 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

Este número especial recebeu trabalhos que fizeram articulação entre Educação, Democracia e Estado Autoritário no Brasil com distintas concepções e abordagens no campo das ciências humanas e áreas interessadas. Reunimos um conjunto de artigos que tratam do tema da ditadura e dos 60 anos do Golpe Militar no Brasil, atualizando o debate sobre o autoritarismo e a hipermilitarização da sociedade brasileira, inclusive da educação pública, problematizando as relações entre educação e democracia em tempos presente de lutas e resistências.

Published: 2024-09-01

Expediente

Dossier Articles

Artigos

  • PROMOTING ACCESSIBILITY IN HIGHER EDUCATION: DEVELOPMENT OF AN ASSISTIVE PROTOTYPE FOR STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENTS IN ENGINEERING COURSES

    Giordano Muneiro Arantes, Luiz Cesar Martini
    809-823
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79074
  • PROFISSIONALIZATION OF PROFESSIONAL TEACHING DEVELOPMENT: HIGHLIGHTS AS BRAZILIAN EDUCATIVE POLITICS

    Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Geovana Ferreira Melo, Solange Martins Oliveira Magalhães
    824-838
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.60130
  • DISJUNCTIONS OF THE PEOPLE, PRECARIOUS LIVES AND PUBLIC SCHOOLS

    Glaurea Nádia Borges de Oliveira
    839-853
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79556
  • CORE OF MEANING AS ANALYTICAL TREATMENT OF QUALITATIVE DATA IN EDUCATIONAL RESEARCH

    Lívia Gonçalves de Oliveira, Renata Esteves Lobato, Edileuza Fernandes Silva
    854-869
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78874
  • CHALLENGES AND PERSPECTIVES OF FINANCING THE STATE SYSTEM OF HIGHER EDUCATION IN BAHIA

    Antônio de Macêdo Mota Júnior, Sergio Henrique Conceição
    870-885
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79289
  • RESIST AND (RE)EXIST: REFLECTIONS ON OTHERNESS AND CRITICAL INTERCULTURALITY IN DEAF EDUCATION

    Karoline Santos Rodrigues, Olira Saraiva Rodrigues
    886-899
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79028
  • INTERSECTIONS BETWEEN RACISM AND FATPHOBIA TO BUILD ANTI-RACIST AND ANTIFATPHOBIA EDUCATION

    Sulamita Rosa da Silva, Maria Luisa Jimenez Jimenez, Suyanne Héria Vieira de Souza
    900-917
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79439
  • BLACK NOBILITY IN ‘BRIDGERTON’: NEGROPHILIA AND CONTROLLING IMAGES IN A NETFLIX PRODUCTION

    Henrique Ferreira da Silva, Iara Tatiana Bonin
    918-934
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.76631
  • PSYCHOPEDAGOGY IN ACTION: EXPLORING AREAS OF INTERVENTION AND IMPACT ON DEVELOPMENT AND LEARNING

    Rodger Roberto Alves de Sousa
    935-950
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78795