OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E A GOVERNAÇA CORPORATIVA: UM NOVO MODELO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO PRIVADA

Autores

  • Alda Maria Duarte Araújo Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil / Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, aldacastro01@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-6740-6257
  • Maria Wanessa do Nascimento Barbosa Franco Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, wanessabfranco@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9571-2139

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79119

Palavras-chave:

Financeirização; Oligopólios Educacionais; Expansão da Educação Superior; Gestão Corporativa.

Resumo

O artigo objetiva analisar o processo de formação dos oligopólios educacionais e sua repercussão na expansão da educação superior privada no contexto do capitalismo financeirizado. Este entendido como um novo regime de acumulação que tem como protagonista os bancos, os fundos de pensão e de investimentos. No campo educacional, essa tendência se materializa a partir da formação de grandes oligopólios articulados, principalmente, ao setor financeiro. Discute-se ainda o modelo de Gestão Corporativa (GC) adotado pelas instituições que integram os oligopólios privados. Metodologicamente, utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental. Evidencia-se que a partir da implementação do sistema de GC nos conglomerados educacionais brasileiros, a educação passa a ser concebida como uma mercadoria, pautada na necessidade de atender demandas financeiras, descaracterizando a educação como um bem público.

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Biografia do Autor

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil / Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, aldacastro01@hotmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora integrante da Rede Universitas/Br. Professora Visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Maria Wanessa do Nascimento Barbosa Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, wanessabfranco@gmail.com

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, pesquisando Internacionalização do Ensino Superior privado mercantil, com ênfase em Governança Corporativa e trabalho docente. Mestrado em Gestão e Política Educacional, no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como Suporte Pedagógico da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

CASTRO, A. M. D. A.; FRANCO, M. W. do N. B. OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E A GOVERNAÇA CORPORATIVA: UM NOVO MODELO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO PRIVADA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1132–1149, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79119. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79119. Acesso em: 26 set. 2024.