OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E A GOVERNAÇA CORPORATIVA: UM NOVO MODELO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79119Palavras-chave:
Financeirização; Oligopólios Educacionais; Expansão da Educação Superior; Gestão Corporativa.Resumo
O artigo objetiva analisar o processo de formação dos oligopólios educacionais e sua repercussão na expansão da educação superior privada no contexto do capitalismo financeirizado. Este entendido como um novo regime de acumulação que tem como protagonista os bancos, os fundos de pensão e de investimentos. No campo educacional, essa tendência se materializa a partir da formação de grandes oligopólios articulados, principalmente, ao setor financeiro. Discute-se ainda o modelo de Gestão Corporativa (GC) adotado pelas instituições que integram os oligopólios privados. Metodologicamente, utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental. Evidencia-se que a partir da implementação do sistema de GC nos conglomerados educacionais brasileiros, a educação passa a ser concebida como uma mercadoria, pautada na necessidade de atender demandas financeiras, descaracterizando a educação como um bem público.Downloads
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