CRISE E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO JURÍDICA NO BRASIL: POR UMA FORMAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79377

Palavras-chave:

Ensino Jurídico; Modelo Educacional; Elementos Pedagógicos; Educação para os Direitos Humanos.

Resumo

O ensino jurídico brasileiro enfrenta uma crise multifatorial nas últimas décadas. Essa crise, enraizadas em problemas estruturais da sociedade e das universidades, exige uma análise profunda do modelo educacional vigente. O objetivo da pesquisa foi identificar a estrutura pedagógico-educacional dos cursos de Direito, a partir das diretrizes nacionais para o currículo e projetos pedagógicos em vigência. Metodologicamente, recorreu-se a procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e legislativa. Através de um resgate histórico, da análise da Resolução nº 5/2018 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e da proposição de um modelo educacional crítico, comprometido com os direitos humanos, visa-se contribuir para a superação da crise e a construção de um ensino jurídico mais efetivo e contextualizado com a realidade social. A primeira seção assume a pretensão de abordar a tradição e os contornos históricos sobre o ensino jurídico no Brasil, levando-se em conta legislações, diretrizes e desdobramentos político-sociais relevantes. A seção seguinte desenvolve os motivos pelos quais se percebe a existência de uma crise crônica e estrutural na educação em Direito, tendo em vista sua concepção mercadológica no cenário econômico dominante. Por fim, a seção final se compromete em apresentar caminhos para uma formação jurídica para os direitos humanos, a partir de mudanças paradigmáticas e pedagógicas de resistência e superação do instituído.

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Biografia do Autor

Matheus Henrique Junqueira de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, matheushjmoraes@gmail.com

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ. Pesquisador do Grupo Inovação, Pesquisa e Observação de Direito, Democracia e Representações da América Latina e Eixo Sul - INPODDERALES da UFRJ.

Matheus Bicca Menezes, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil, matheusbiccam@gmail.com

Mestre em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - PPGD/UNESC. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania - NUPEC da UNESC.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

MORAES, M. H. J. de; MENEZES, M. B. CRISE E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO JURÍDICA NO BRASIL: POR UMA FORMAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1342–1357, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79377. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79377. Acesso em: 24 dez. 2024.