O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: TENDÊNCIAS, APROXIMAÇÕES E RUPTURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78881

Palavras-chave:

Desigualdades Sociais; Educação Pública; Educação Superior.

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os deslocamentos teóricos e temáticas do fenômeno do fracasso escolar no âmbito do ensino superior público brasileiro, a partir da leitura e análise dos resumos. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico do período de 2012 a 2022 nas bases de dados da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes descritores: “abandono universitário”, “evasão no ensino superior”, “evasão universitária”, “exclusão”, “fracasso universitário”. Após a leitura dos resumos, foram selecionadas doze teses e dissertações. Os trabalhos selecionados foram organizados em quatro categorias: evasão universitário, permanência universitária, retenção universitária e políticas afirmativas. A literatura analisada não apresenta a síntese acerca de um conceito de fracasso no âmbito do ensino superior, mas associa esse fenômeno a outras categorias, como evasão e abandono. Considerando que o fracasso escolar é um fenômeno perene em nossa sociedade, é necessária a continuidade dos exames críticos desse fenômeno.

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Biografia do Autor

Bárbara Naves dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, barbarapsiufg@gmail.com

Psicóloga (CRP09/011901), Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Goiás (bolsista CAPES). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Docência na Educação Superior (Centro Universitário Claretiano) e em Gestalt-Terapia (ITGT Goiânia).

Benedito Orlando Mondlane, PPGE-UFGUniversidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, beneditoorlando@discente.ufg.br

Possui mestrado em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2016). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-UFG). Atualmente é docente do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Geyzon Cosme Santos Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, geyzon@ufg.br

Doutorando e Mestre Educação (PPGE/FE/UFG). Bacharel em Serviço Social (PUC-GO/2016). Possui especialização em: Gestão da Educação Pública (UCDB/2019); em Instrumentalidade do Serviço Social (UCAM/2020); em Direito Constitucional Aplicado (Única/2023). É Assistente Social do quadro efetivo da Universidade Federal de Goiás, lotado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). 

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

SANTOS, B. N. dos; MONDLANE, B. O.; RODRIGUES, G. C. S. O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: TENDÊNCIAS, APROXIMAÇÕES E RUPTURAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1201–1213, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78881. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78881. Acesso em: 24 dez. 2024.

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