O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: TENDÊNCIAS, APROXIMAÇÕES E RUPTURAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78881

Mots-clés :

Desigualdades Sociais; Educação Pública; Educação Superior.

Résumé

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os deslocamentos teóricos e temáticas do fenômeno do fracasso escolar no âmbito do ensino superior público brasileiro, a partir da leitura e análise dos resumos. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico do período de 2012 a 2022 nas bases de dados da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes descritores: “abandono universitário”, “evasão no ensino superior”, “evasão universitária”, “exclusão”, “fracasso universitário”. Após a leitura dos resumos, foram selecionadas doze teses e dissertações. Os trabalhos selecionados foram organizados em quatro categorias: evasão universitário, permanência universitária, retenção universitária e políticas afirmativas. A literatura analisada não apresenta a síntese acerca de um conceito de fracasso no âmbito do ensino superior, mas associa esse fenômeno a outras categorias, como evasão e abandono. Considerando que o fracasso escolar é um fenômeno perene em nossa sociedade, é necessária a continuidade dos exames críticos desse fenômeno.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Bárbara Naves dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, barbarapsiufg@gmail.com

Psicóloga (CRP09/011901), Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Goiás (bolsista CAPES). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Docência na Educação Superior (Centro Universitário Claretiano) e em Gestalt-Terapia (ITGT Goiânia).

Benedito Orlando Mondlane, PPGE-UFGUniversidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, beneditoorlando@discente.ufg.br

Possui mestrado em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2016). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE-UFG). Atualmente é docente do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Geyzon Cosme Santos Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, geyzon@ufg.br

Doutorando e Mestre Educação (PPGE/FE/UFG). Bacharel em Serviço Social (PUC-GO/2016). Possui especialização em: Gestão da Educação Pública (UCDB/2019); em Instrumentalidade do Serviço Social (UCAM/2020); em Direito Constitucional Aplicado (Única/2023). É Assistente Social do quadro efetivo da Universidade Federal de Goiás, lotado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). 

Références

ANGELUCCI, Carla Biancha; KALMUS, Jaqueline; PATTO, Maria Helena Souza; PAPARELLI, Renata. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, jan./abr., 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a04v30n1.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.

BENATTI, Vania Pereira Morassutti. Dificuldade de permanência na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul: a realidade do estudante pobre e negro na Universidade de Dourados. 2017. 182f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal de Grande Dourados, Dourados - MS, 2017.

BARBOSA, Carmem Lúcia Dantes. Preditores de Evasão em diferentes ambientes acadêmicos. 2013. 119f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Bahia, Salvador, 2013.

CAMPOS, Carlos Alexandre. Motivos de Evasão: um estudo com estudantes evadidos do curso de graduação em psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. 2018. 173p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

CARVALHO, Marília Pinto de. Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993-2007): um estado da arte. Proposições. v.23, n.1. Campinas, jan/abr. 2012, p.147-161.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 9-29.

FERREIRA, Norma Sandra Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002.

FERREIRA, Sandra Alberta. Política de Ação Afirmativa: compreendendo a dinâmica da in (ex) Clusão na formação acadêmica de estudantes indígenas da UFT. 2013. 130f. Tese (Doutorado de Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.

GOETZ, Jackson Eder. Evasão Discente no Ensino Superior: Estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior), Universidade Federal de Seara, Fortaleza, 2020.

GOMES, Kelly Amorim. Indicadores de permanência no ensino superior: o caso da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. 2015. 216f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015.

MALLMANN, Ana Aparecida Gomes. Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013.153p. Dissertação (Mestrado em Administração Profissional) - Universidade federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2013.

MÈSZAROZ, István. A educação para além do capital. São Paulo, Boitempo: 2005.

MIRANDA, Marília Gouvea (Org). Educação e Desigualdade Social. Campinas, 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/4/o/REZENDE___A._C._A__MIRANDA___M._G._-_Igualdade___Equidade__e_Educac%CC%A7a%CC%83o.pdf. Acesso em: 2 ago. 2024.

MORAES, Joana de Paulo Boeno. Retenção discente no Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES: o caso dos cursos Letras - Portugues e Geografia. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Vitória, 2015.

MOREIRA, Franklandia Leite. Evasão no ensino superior: a socialização acadêmica interrompida no mundo universitário da UFRG. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

PAULA, Gustavo Bruno de. Desigualdades Sociais e Evasão no Ensino Superior: uma análise em diferentes níveis do setores federal brasileiro. 2021. 208f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2021.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4ª Edição, revista e aumentada. São Paulo: Intermeios, 2015.

PERON, Vanessa Demarchi. Adaptação Académica e Relações com a Evasão: identificação de indicadores. 1019. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do oeste do Paraná, Centro de Engenharias e ciências exatas, Programa de Pós-Graduação em tecnologias, Gestão e sustentabilidade, Foz do Iguaçu, 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Flavia Alves da. Para além do Acesso: A permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na UnB - realidade e perspectivas. 2020. 102p. Dissertação (Mestre profissional em Educação) - Universidade de Brasília, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-03

Comment citer

SANTOS, B. N. dos; MONDLANE, B. O.; RODRIGUES, G. C. S. O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: TENDÊNCIAS, APROXIMAÇÕES E RUPTURAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1201–1213, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78881. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78881. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.