O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: TENDÊNCIAS, APROXIMAÇÕES E RUPTURAS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78881Mots-clés :
Desigualdades Sociais; Educação Pública; Educação Superior.Résumé
Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os deslocamentos teóricos e temáticas do fenômeno do fracasso escolar no âmbito do ensino superior público brasileiro, a partir da leitura e análise dos resumos. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico do período de 2012 a 2022 nas bases de dados da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes descritores: “abandono universitário”, “evasão no ensino superior”, “evasão universitária”, “exclusão”, “fracasso universitário”. Após a leitura dos resumos, foram selecionadas doze teses e dissertações. Os trabalhos selecionados foram organizados em quatro categorias: evasão universitário, permanência universitária, retenção universitária e políticas afirmativas. A literatura analisada não apresenta a síntese acerca de um conceito de fracasso no âmbito do ensino superior, mas associa esse fenômeno a outras categorias, como evasão e abandono. Considerando que o fracasso escolar é um fenômeno perene em nossa sociedade, é necessária a continuidade dos exames críticos desse fenômeno.
Téléchargements
Références
ANGELUCCI, Carla Biancha; KALMUS, Jaqueline; PATTO, Maria Helena Souza; PAPARELLI, Renata. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, jan./abr., 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a04v30n1.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
BENATTI, Vania Pereira Morassutti. Dificuldade de permanência na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul: a realidade do estudante pobre e negro na Universidade de Dourados. 2017. 182f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal de Grande Dourados, Dourados - MS, 2017.
BARBOSA, Carmem Lúcia Dantes. Preditores de Evasão em diferentes ambientes acadêmicos. 2013. 119f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Bahia, Salvador, 2013.
CAMPOS, Carlos Alexandre. Motivos de Evasão: um estudo com estudantes evadidos do curso de graduação em psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. 2018. 173p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
CARVALHO, Marília Pinto de. Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993-2007): um estado da arte. Proposições. v.23, n.1. Campinas, jan/abr. 2012, p.147-161.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 9-29.
FERREIRA, Norma Sandra Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002.
FERREIRA, Sandra Alberta. Política de Ação Afirmativa: compreendendo a dinâmica da in (ex) Clusão na formação acadêmica de estudantes indígenas da UFT. 2013. 130f. Tese (Doutorado de Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
GOETZ, Jackson Eder. Evasão Discente no Ensino Superior: Estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior), Universidade Federal de Seara, Fortaleza, 2020.
GOMES, Kelly Amorim. Indicadores de permanência no ensino superior: o caso da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. 2015. 216f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015.
MALLMANN, Ana Aparecida Gomes. Evasão no curso de graduação em ciências econômicas - presencial - da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013.153p. Dissertação (Mestrado em Administração Profissional) - Universidade federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2013.
MÈSZAROZ, István. A educação para além do capital. São Paulo, Boitempo: 2005.
MIRANDA, Marília Gouvea (Org). Educação e Desigualdade Social. Campinas, 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/4/o/REZENDE___A._C._A__MIRANDA___M._G._-_Igualdade___Equidade__e_Educac%CC%A7a%CC%83o.pdf. Acesso em: 2 ago. 2024.
MORAES, Joana de Paulo Boeno. Retenção discente no Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES: o caso dos cursos Letras - Portugues e Geografia. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Vitória, 2015.
MOREIRA, Franklandia Leite. Evasão no ensino superior: a socialização acadêmica interrompida no mundo universitário da UFRG. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
PAULA, Gustavo Bruno de. Desigualdades Sociais e Evasão no Ensino Superior: uma análise em diferentes níveis do setores federal brasileiro. 2021. 208f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2021.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4ª Edição, revista e aumentada. São Paulo: Intermeios, 2015.
PERON, Vanessa Demarchi. Adaptação Académica e Relações com a Evasão: identificação de indicadores. 1019. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do oeste do Paraná, Centro de Engenharias e ciências exatas, Programa de Pós-Graduação em tecnologias, Gestão e sustentabilidade, Foz do Iguaçu, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Flavia Alves da. Para além do Acesso: A permanência dos estudantes participantes da política de assistência estudantil na UnB - realidade e perspectivas. 2020. 102p. Dissertação (Mestre profissional em Educação) - Universidade de Brasília, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bárbara Naves dos Santos, Benedito Orlando Mondlane, Geyzon Cosme Santos Rodrigues 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.