PIBID-ARTE/UNIVASF: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA ‘ALÉM DO CAPITAL’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78830

Palavras-chave:

Pibid-Arte; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de Artes Visuais; Educação Democrática.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as contribuições do Pibid/Arte na formação inicial e continuada de professores de Arte que seja contrária à lógica do capital (Mészaros, 2005). Assim, apresentamos a análise em três atos: o primeiro trata da estruturação das ações e dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica; no segundo, discutimos sobre o ensino remoto emergencial como um processo alienado do trabalho docente; e no terceiro, abordamos o domínio do fazer docente como trabalho imaterial (Saviani, 2011). Concluímos que o Pibid/Arte possibilitou a construção de uma docência criativa e intelectualmente fundamentada, comprometida com a educação democrática.

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Biografia do Autor

Janedalva Pontes Gondim, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Juazeiro, Bahia, Brasil , janedalva.gondim@univasf.edu.br

Doutora em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada do curso de Artes Visuais e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF). Integrante do Observatório de Formação de Professores no âmbito do Ensino de Artes.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

GONDIM, J. P. PIBID-ARTE/UNIVASF: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA ‘ALÉM DO CAPITAL’. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1278–1294, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78830. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78830. Acesso em: 26 set. 2024.