PIBID-ARTE/UNIVASF: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA ‘ALÉM DO CAPITAL’
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78830Palavras-chave:
Pibid-Arte; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de Artes Visuais; Educação Democrática.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as contribuições do Pibid/Arte na formação inicial e continuada de professores de Arte que seja contrária à lógica do capital (Mészaros, 2005). Assim, apresentamos a análise em três atos: o primeiro trata da estruturação das ações e dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica; no segundo, discutimos sobre o ensino remoto emergencial como um processo alienado do trabalho docente; e no terceiro, abordamos o domínio do fazer docente como trabalho imaterial (Saviani, 2011). Concluímos que o Pibid/Arte possibilitou a construção de uma docência criativa e intelectualmente fundamentada, comprometida com a educação democrática.
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