A INSERÇÃO EFETIVA DA TECNOLOGIA NO ENSINO: A IDENTIFICAÇÃO DO TPACK EM UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS (FÍSICA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76678

Resumo

Este artigo pretende avançar na identificação do TPACK de um professor de Ciências (Física) com a finalidade de analisar a inserção da tecnologia no ensino, assumindo que para introduzir a tecnologia de forma efetiva o professor deve integrar o conhecimento tecnológico, o pedagógico e o conteúdo no seu desenvolvimento curricular. O estudo considera que a análise da Representação do Conteúdo estendida ao TPACK para reconhecer a inserção da tecnologia como aspecto curricular em um professor em exercício, selecionando um conceito como é o som. Se identificar a intenção do professor em incluir aspectos tecnológicos dentro de sua proposta de ensino de forma incipiente, demonstrando uma transição do PCK ao TPACK. Como conclusão, os processos de reflexão e formação são estabelecidos e são estabelecidos processos de reflexão e formação para conhecer o TPACK e o seu desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento Tecnológico - Pedagógico do Conteúdo (TPACK); Ensino de Ciências; Som; Formação de Professores.

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Biografia do Autor

Valery Daniela Bolaños Patiño, Universidad del Valle

Estudiante de Doctorado Interinstitucional en Educación de la Universidad del Valle (Cali- Colombia), Magíster en Gestión de Tecnología Educativa, Ingeniera Agroindustrial de la Universidad de Nariño (Pasto- Colombia). Docente de Matemáticas y Física de secundaria vinculada a la Secretaría de Educación departamental de Nariño.  Integrante de los grupos de investigación sobre Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (GECTSA – UFPA) y Ciencia, Acciones y Creencias de la Universidad del Valle en Colombia. Líneas de investigación, Conocimiento tecnológico pedagógico del contenido (TPACK), Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA), formación de profesores de ciencia.

Leidy Yurani Villa Garcia, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém do Pará, Pará, Brasil, leidy.villa@correounivalle.edu.co

Professora e pesquisadora vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Ciências (IEMCI) – Universidade Federal do Pará. Professora ligada ao SEM Santiago de Cali. Instituição Educacional Eustaquio Palacios (Cali- Colômbia). Graduação em educação básica com ênfase em Ciências Naturais e Educação Ambiental. Mestre em Educação com ênfase em Ensino de Ciências. Universidad del Valle (Cali-Colômbia). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (Belem do Pará, Brasil). Membro dos grupos de pesquisa Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (GECTSA - UFPA) e Ciência, Ações e Crenças da Universidad del Valle na Colômbia. Linhas de investigação: Conhecimento Pedagógico Tecnológico dos Conteúdos (TPACK), Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), formação de professores de ciências, desenvolvimento curricular. Correio eletrônico: leidy.villa@correounivalle.edu.co ORCID 0000-0002-7080-929X.

Alfonso Claret Zambrano Ch., Universidad del Valle (UNIVALLE), Cali, Colombia, alfonso.zambrano@correounivalle.edu.co

PhD, Universidad del Valle; Pesquisador emérito da Colciencias na Colômbia. Coordenador Interinstitucional do Doutorado em Educação; Pós-doutorado em Pesquisa em EpiSTEMologia, História, Currículo e Visão Geral; University College London, Instituto de Educação. Cali, Colômbia. E-mail: Alfonso.zambrano@correounivalle.edu.co, Orcid: 0000-0003-4785-6037.

Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém do Pará, Pará, Brasil, anacrispimentel@gmail.com

Profesora titular del Instituto de Educación Matemática y Científica (IEMCI) de la Universidad Federal do Pará, (Belém-Brasil), se desempeña en la Facultad de Matemática y Educación Científica (FEMCI), en el Programa de Postgrado en Educación Científica y Matemática (PPGECM) y en el programa de Maestría profesional en Docencia (PPGDOC). Coordinadora del Grupo de Estudio de Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (GECTSA). Coordina el Laboratorio de Enseñanza de Actividades Lúdicas (LABLUD) y el Grupo de Estudio de la Lúdica (GELUD) a nivel de pregrado. Área de especialidad en Educación Física: educación física escolar, didáctica y metodología de la educación física, bases teóricas y metodológicas del juego, ocio y medio ambiente, educación ambiental, deportes de aventura. Especialidad en Educación Científica y en las disciplinas: Medio Ambiente y Formación Docente, Estudio de Caso, Relaciones entre Ciencia, Sociedad y Ciudadanía, Práctica docente temprana en espacios no formales de enseñanza de ciencias, matemáticas y lenguas, Tendencias de investigación.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

BOLAÑOS PATIÑO, V. D.; GARCIA, L. Y. V.; ZAMBRANO CH., A. C.; ALMEIDA, A. C. P. C. de. A INSERÇÃO EFETIVA DA TECNOLOGIA NO ENSINO: A IDENTIFICAÇÃO DO TPACK EM UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS (FÍSICA). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 876–893, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76678. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76678. Acesso em: 22 dez. 2024.