A INSERÇÃO EFETIVA DA TECNOLOGIA NO ENSINO: A IDENTIFICAÇÃO DO TPACK EM UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS (FÍSICA)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76678Resumo
Este artigo pretende avançar na identificação do TPACK de um professor de Ciências (Física) com a finalidade de analisar a inserção da tecnologia no ensino, assumindo que para introduzir a tecnologia de forma efetiva o professor deve integrar o conhecimento tecnológico, o pedagógico e o conteúdo no seu desenvolvimento curricular. O estudo considera que a análise da Representação do Conteúdo estendida ao TPACK para reconhecer a inserção da tecnologia como aspecto curricular em um professor em exercício, selecionando um conceito como é o som. Se identificar a intenção do professor em incluir aspectos tecnológicos dentro de sua proposta de ensino de forma incipiente, demonstrando uma transição do PCK ao TPACK. Como conclusão, os processos de reflexão e formação são estabelecidos e são estabelecidos processos de reflexão e formação para conhecer o TPACK e o seu desenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento Tecnológico - Pedagógico do Conteúdo (TPACK); Ensino de Ciências; Som; Formação de Professores.
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