A INSERÇÃO EFETIVA DA TECNOLOGIA NO ENSINO: A IDENTIFICAÇÃO DO TPACK EM UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS (FÍSICA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76678

Resumo

Este artigo pretende avançar na identificação do TPACK de um professor de Ciências (Física) com a finalidade de analisar a inserção da tecnologia no ensino, assumindo que para introduzir a tecnologia de forma efetiva o professor deve integrar o conhecimento tecnológico, o pedagógico e o conteúdo no seu desenvolvimento curricular. O estudo considera que a análise da Representação do Conteúdo estendida ao TPACK para reconhecer a inserção da tecnologia como aspecto curricular em um professor em exercício, selecionando um conceito como é o som. Se identificar a intenção do professor em incluir aspectos tecnológicos dentro de sua proposta de ensino de forma incipiente, demonstrando uma transição do PCK ao TPACK. Como conclusão, os processos de reflexão e formação são estabelecidos e são estabelecidos processos de reflexão e formação para conhecer o TPACK e o seu desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento Tecnológico - Pedagógico do Conteúdo (TPACK); Ensino de Ciências; Som; Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valery Daniela Bolaños Patiño, Universidad del Valle

Estudiante de Doctorado Interinstitucional en Educación de la Universidad del Valle (Cali- Colombia), Magíster en Gestión de Tecnología Educativa, Ingeniera Agroindustrial de la Universidad de Nariño (Pasto- Colombia). Docente de Matemáticas y Física de secundaria vinculada a la Secretaría de Educación departamental de Nariño.  Integrante de los grupos de investigación sobre Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (GECTSA – UFPA) y Ciencia, Acciones y Creencias de la Universidad del Valle en Colombia. Líneas de investigación, Conocimiento tecnológico pedagógico del contenido (TPACK), Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA), formación de profesores de ciencia.

Leidy Yurani Villa Garcia, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém do Pará, Pará, Brasil, leidy.villa@correounivalle.edu.co

Professora e pesquisadora vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Ciências (IEMCI) – Universidade Federal do Pará. Professora ligada ao SEM Santiago de Cali. Instituição Educacional Eustaquio Palacios (Cali- Colômbia). Graduação em educação básica com ênfase em Ciências Naturais e Educação Ambiental. Mestre em Educação com ênfase em Ensino de Ciências. Universidad del Valle (Cali-Colômbia). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (Belem do Pará, Brasil). Membro dos grupos de pesquisa Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (GECTSA - UFPA) e Ciência, Ações e Crenças da Universidad del Valle na Colômbia. Linhas de investigação: Conhecimento Pedagógico Tecnológico dos Conteúdos (TPACK), Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), formação de professores de ciências, desenvolvimento curricular. Correio eletrônico: leidy.villa@correounivalle.edu.co ORCID 0000-0002-7080-929X.

Alfonso Claret Zambrano Ch., Universidad del Valle (UNIVALLE), Cali, Colombia, alfonso.zambrano@correounivalle.edu.co

PhD, Universidad del Valle; Pesquisador emérito da Colciencias na Colômbia. Coordenador Interinstitucional do Doutorado em Educação; Pós-doutorado em Pesquisa em EpiSTEMologia, História, Currículo e Visão Geral; University College London, Instituto de Educação. Cali, Colômbia. E-mail: Alfonso.zambrano@correounivalle.edu.co, Orcid: 0000-0003-4785-6037.

Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém do Pará, Pará, Brasil, anacrispimentel@gmail.com

Profesora titular del Instituto de Educación Matemática y Científica (IEMCI) de la Universidad Federal do Pará, (Belém-Brasil), se desempeña en la Facultad de Matemática y Educación Científica (FEMCI), en el Programa de Postgrado en Educación Científica y Matemática (PPGECM) y en el programa de Maestría profesional en Docencia (PPGDOC). Coordinadora del Grupo de Estudio de Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (GECTSA). Coordina el Laboratorio de Enseñanza de Actividades Lúdicas (LABLUD) y el Grupo de Estudio de la Lúdica (GELUD) a nivel de pregrado. Área de especialidad en Educación Física: educación física escolar, didáctica y metodología de la educación física, bases teóricas y metodológicas del juego, ocio y medio ambiente, educación ambiental, deportes de aventura. Especialidad en Educación Científica y en las disciplinas: Medio Ambiente y Formación Docente, Estudio de Caso, Relaciones entre Ciencia, Sociedad y Ciudadanía, Práctica docente temprana en espacios no formales de enseñanza de ciencias, matemáticas y lenguas, Tendencias de investigación.

Referências

ANGELI, C.; VALANIDES, N. Epistemological and methodological issues for the conceptualization, development, and assessment of ICT-TPCK: Advances in Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK). Computers & Education, v. 52, n. 1, p. 154-168, 2009.

ANGELI, C.; VALANIDES, N. Preservice elementary teachers as information and communication technology designers: An instructional systems design model based on an expanded view of pedagogical content knowledge. Journal of Computer Assisted Learning, v. 21, n. 4, p. 292-302, 2005.

CALVO-MANZANO, A. El ruido en la ciudad: Gestión y control. Sociedad Española de Acústica, Madrid. 1991.

CANDELA, B. F., Explicitación y desarrollo del CTPC de la química en profesores en formación. Programa editorial Universidad del Valle. https://doi.org/10.21897/25394185.1111. 2018.

ESHACH, H. Development of a student-centered instrument to assess middle school students conceptual understanding of sound. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, 10 (1), 010102. HTTPS://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.10.01010. 2014

GARCÍA, E. Recontextualización de saberes en la enseñanza de las ciencias. Un caso en electricidad estática. Innovación y Ciencia, 7, 56–64. 2002.

GARCÍA, E.; CERQUERA, M. Análisis histórico de la óptica de Huygens: Aportes a la Didáctica de la Física desde enfoques culturales. En la historia de la ciencia en la investigación didáctica, aporte a la formación y el desarrollo profesional del profesorado de ciencias (pp. 142–161). 2017.

GARCÍA, E. G. Historia de las ciencias en textos para la enseñanza neumática e hidrostática (21st ed.). Editorial Universidad del Valle. https://doi.org/10.25100/peu.85. 2009.

KOEHLER, M. J; MISHRA, P; CAIN, W. ¿Qué son los Saberes Tecnológicos y Pedagógicos del Contenido (TPACK)? Virtualidad, Educación y Ciencia, v. 10, n. 6, p. 9-23, 2015.

LINDER, C. J. Understanding sound: So what is the problem? Physics Education, 27(5), 258–264. https://doi.org/10.1088/0031-9120/27/5/004.1992.

LINDER, C. J. E ERICKSON, G. L. A study of tertiary physics students’ conceptualizations of sound. International Journal of Science Education, 11(5), 491-501. https://doi.org/10.1080/0950069890110502. 1989.

LINDER, C. J. A case study of university physics students' conceptualization of sound. Diss. University of British Columbia, 1989.

LOUGHRAN, J., MULHALL, P., E BERRY, A. In Search of Pedagogical Content Knowledge in Science: Developing Ways of Articulating and Documenting Professional Practice. Journal of Research in Science Teaching, 41(4), 370–391. https://doi.org/10.1002/tea.20007. 2004.

LOUGHRAN, J., MILROY, P., BERRY, A., GUNSTONE, R., & MULHALL, P. Documenting Science Teachers’ Pedagogical Content Knowledge Through PaP-eRs. Research in Science Education (31). 2001.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

MELO NIÑO, L. V., CAÑADA CAÑADA, F., & SÁNCHEZ, R. Del evento sonoro al fenómeno físico: Un estudio sobre las ideas que los estudiantes mantienen sobre el sonido. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de Las Ciencias. (Bogotá, Colombia), 10(1), 102. https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2015.1.a06, 2015

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

RICO, A., RUÍZ, A., AZULA, O., E GUISASOLA, J. Dificultades de aprendizaje del modelo de sonido: una revisión de la literatura. Enseñanza de las Ciencias, 39(2), 5–23. 2021.

ROMERO A. Y AGUILAR Y. La experimentación y el desarrollo del pensamiento físico. Un análisis histórico y epistemológico con fines didácticos. Universidad de Antioquia. 2013.

SEUFERT, S., GUGGEMOS, J., E SAILER, M. Technology-related knowledge, skills, and attitudes of pre- and in-service teachers: The current situation and emerging trends. Computers in Human Behavior, 115, 106552. https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106552. 2021.

WEST, E. Teaching about sound, hearing and health knowledge base, suggestions for teaching and copying material (Issue 8). 2008.

VIENNOT, L. Razonar en física, la contribución del sentido común. Madrid: A. Machado libros, S.A. 2002.

VILLA, G. L. Y.; BRITO, L. P. Formación de profesores: un escenario de investigación para potenciar la relación TPACK. Revista Educación y Ciencia. Número 21. 2018.

VILLA-GARCÍA, L. Y. O conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdos (TPACK) na prática docente em ciências naturais: a projeção do TPACK dos formadores nas intenções de ensino dos professores em formação na UFPA-Belém. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

BOLAÑOS PATIÑO, V. D.; GARCIA, L. Y. V.; ZAMBRANO CH., A. C.; ALMEIDA, A. C. P. C. de. A INSERÇÃO EFETIVA DA TECNOLOGIA NO ENSINO: A IDENTIFICAÇÃO DO TPACK EM UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS (FÍSICA). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 876–893, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76678. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76678. Acesso em: 27 abr. 2024.