LOS EXPLORADORES DE DON BOSCO: LA EXTENSIÓN DE LA TAREA EDUCATIVA SALESIANA MÁS ALLÁ DE LAS PAREDES DEL AULA (SANTA CRUZ, S. XX)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56979Resumo
ALa Congregación Salesiana nació en Turín cuando Italia se hallaba atravesando un proceso de industrialización y fuerte laicismo. El objetivo de esta Congregación fue atender a los niños y adolescentes de los sectores populares trascendiendo el ámbito meramente escolar. Al trasladarse a la Argentina replicaron la metodología implementada en Italia a la que sumaron a los Exploradores de Don Bosco. El objetivo de este artículo es mostrar cómo se desarrollaron en Santa Cruz durante el período de confrontación entre la escuela laica y la salesiana y entre los Exploradores de Don Bosco y los Boy Scouts. Utilizaremos la documentación brindada por ambas instituciones junto con los testimonios de los antiguos pobladores de Santa Cruz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.