O TEMPO CURRICULAR COMO UM MANDATO PARA O PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.72686Resumo
Este artigo expõe parte dos resultados de uma pesquisa destinada a conhecer as Representações Sociais (RS) de professores sobre o currículo escolar. Durante o processo de pesquisa, ficou claro que a RS dos professores sobre o currículo estava diretamente ligada à dimensão do tempo como recurso finito nas escolas. O desenho da pesquisa corresponde a um estudo de caso instrumental (STAKE, 1998), e por meio da técnica de entrevista semiestruturada, foi possível sistematizar as RS de 18 professores sobre o currículo escolar, pertencentes a diferentes escolas de Pucón. A análise dos dados foi realizada por meio da Grounded Theory, com base em seus três níveis de codificação. Os resultados das entrevistas revelaram o "tempo" como um marco funcional na tarefa docente, que estrutura e condiciona seu trabalho pedagógico a partir das demandas do sistema escolar, que pressiona os professores a cumprirem o currículo nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Tempo. Escola. Currículo Escolar. Representações Sociais. Professores.
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