A ESCOLA COMO TEMPO/ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES: A RELAÇÃO COM OS TERRITÓRIOS

Autores

  • Dulcinéa Campos
  • Itamar Mendes da Silva Mendes Silva
  • Carolina Falco Fernandes Valpassos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55683

Palavras-chave:

Território. Pobreza. Educação emancipatória. Escola.

Resumo

Este artigo especifica as análises e discussões desenvolvidas sobre a temática escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza, com foco na relação da escola com o seu território, realizadas com o objetivo de identificar como a escola se relaciona com os seus territórios empobrecidos e analisar as implicações dessa relação para a produção de resistência e da superação da pobreza. Adotou uma pesquisa qualitativa baseado no método dialético.  Evidenciou que as escolas não desenvolvem uma relação efetiva com os seus territórios no sentido de reconhecê-los como espaços importantes de aprendizagem e de produção de vida.

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Biografia do Autor

Dulcinéa Campos

Dulcinéa Campos: Professora Drª do Centro de Educação  na Graduação e Pós-Graduação em Educação, da linha de pesquisa Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar, da Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: dulcampos@gmail.com

Itamar Mendes da Silva Mendes Silva

Itamar Mendes da Silva: Professor Associado do Centro de Educação na graduação e pós-graduação em Educação, Docência e Gestão de Processos Educativosda Universidade Federal do Espírito Santo.  E-mail: Itamar.mendes@ufes.br

Carolina Falco Fernandes Valpassos

Caroline Falco Fernandes Valpassos: Pós-Doutoranda em Política Social na Universidade de Brasília (UNB). E-mail: cacauvalpassos@gmail.com

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

CAMPOS, D.; SILVA, I. M. da S. M.; VALPASSOS, C. F. F. A ESCOLA COMO TEMPO/ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES: A RELAÇÃO COM OS TERRITÓRIOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 1–15, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55683. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55683. Acesso em: 26 dez. 2024.