POR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79512

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena; Estudos Decoloniais; Colonialidade; Decolonialidade.

Resumo

Este artigo discute a Educação Escolar Indígena a partir de uma perspectiva decolonial. Apoia-se em referências do grupo Modernidade-Colonialidade em diálogo com autores que discutem esta modalidade de educação no Brasil. Trata-se de um estudo de cunho teórico, o qual objetiva pensar decolonialmente os caminhos da Educação Escolar Indígena para que as imposições coloniais sejam denunciadas e as concepções próprias das comunidades indígenas sejam enaltecidas. Considera-se que ainda há manifestações coloniais no contexto educacional entre as políticas, as práticas e os currículos, sendo necessário um olhar aprofundado e crítico em relação aos conceitos, discursos, artefatos e ações que circulam nas instituições escolares indígenas, reformulando-os a partir das próprias epistemologias indígenas.

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Biografia do Autor

Rafaela Bayerl de Lima, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, rafa.bl98@hotmail.com

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Educação da cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN/CNPq).

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, martatroquez@ufgd.edu.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Docente da Faculdade de Educação e do Programa de pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UFGD; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN/CNPq).

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

LIMA, R. B. de; TROQUEZ, M. C. C. POR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DECOLONIAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1429–1445, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79512. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79512. Acesso em: 19 out. 2024.