POR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79512Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena; Estudos Decoloniais; Colonialidade; Decolonialidade.Resumo
Este artigo discute a Educação Escolar Indígena a partir de uma perspectiva decolonial. Apoia-se em referências do grupo Modernidade-Colonialidade em diálogo com autores que discutem esta modalidade de educação no Brasil. Trata-se de um estudo de cunho teórico, o qual objetiva pensar decolonialmente os caminhos da Educação Escolar Indígena para que as imposições coloniais sejam denunciadas e as concepções próprias das comunidades indígenas sejam enaltecidas. Considera-se que ainda há manifestações coloniais no contexto educacional entre as políticas, as práticas e os currículos, sendo necessário um olhar aprofundado e crítico em relação aos conceitos, discursos, artefatos e ações que circulam nas instituições escolares indígenas, reformulando-os a partir das próprias epistemologias indígenas.
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