INFÂNCIA NA ALDEIA: DE COMO SE CONSTRÓI A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA E O PAPEL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PRESERVAÇÃO DE SUAS TRADIÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78839

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Criança Indígena; Amazônia. Aprendizado.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar se as ações das políticas públicas educacionais, que assegura o aprendizado das crianças indígenas, são condizentes com a cultura e tradições indígenas, especialmente na Amazônia, assinalando a maneira como ocorre o aprendizado das crianças indígenas na região e em suas comunidades. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de livros e material já publicado sobre a temática, disponibilizados na Internet. Constatou-se, entre outras coisas, que o Plano Nacional de Educação (PNE), contempla um capítulo sobre a educação escolar indígena, prevendo a criação de programas específicos para atender as escolas indígenas. Apesar disso, as escolas indígenas continuam praticando uma pedagogia inadequada, tendo como referencial o sistema de ensino convencional, ou seja, uma escola com características não indígenas, fora dos moldes específicos que envolve bilinguismo, o currículo intercultural e Projeto Político Pedagógico representativo da cultura e tradições indígenas. Enquanto isso, nas comunidades indígenas da Amazônia, a aprendizagem das crianças indígenas acontece de variadas formas como ouvindo histórias, nadando, fazendo participando de rituais e festas, e por meio das histórias ancestrais, contos e narrativas que estão presentes no imaginário dos povos da região amazônica.

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Biografia do Autor

André Gama Barro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, andrebarros23@gmail.com

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, na linha de pesquisa: Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia. Graduado em Educação Física pela Universidade Nilton Lins e Pedagogia Pela Universidade Paulista UNIP. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq).

Hellen Cristina Picanço Simas , Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, hellenpicanco@ufam.edu.br

Professora Adjunto III da Universidade Federal do Amazonas. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas. Aluna de Pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao português indígena Sateré-Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos vinculados às áreas de Linguística Indígena e Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, bilinguismo, gêneros textuais, letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual, ensino de línguas e sobre gêneros textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

BARRO, A. G.; SIMAS , H. C. P. INFÂNCIA NA ALDEIA: DE COMO SE CONSTRÓI A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA E O PAPEL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PRESERVAÇÃO DE SUAS TRADIÇÕES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1358–1376, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78839. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78839. Acesso em: 22 dez. 2024.