INFÂNCIA NA ALDEIA: DE COMO SE CONSTRÓI A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA E O PAPEL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PRESERVAÇÃO DE SUAS TRADIÇÕES
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78839Mots-clés :
Políticas Educacionais; Criança Indígena; Amazônia. Aprendizado.Résumé
O presente estudo tem como objetivo verificar se as ações das políticas públicas educacionais, que assegura o aprendizado das crianças indígenas, são condizentes com a cultura e tradições indígenas, especialmente na Amazônia, assinalando a maneira como ocorre o aprendizado das crianças indígenas na região e em suas comunidades. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de livros e material já publicado sobre a temática, disponibilizados na Internet. Constatou-se, entre outras coisas, que o Plano Nacional de Educação (PNE), contempla um capítulo sobre a educação escolar indígena, prevendo a criação de programas específicos para atender as escolas indígenas. Apesar disso, as escolas indígenas continuam praticando uma pedagogia inadequada, tendo como referencial o sistema de ensino convencional, ou seja, uma escola com características não indígenas, fora dos moldes específicos que envolve bilinguismo, o currículo intercultural e Projeto Político Pedagógico representativo da cultura e tradições indígenas. Enquanto isso, nas comunidades indígenas da Amazônia, a aprendizagem das crianças indígenas acontece de variadas formas como ouvindo histórias, nadando, fazendo participando de rituais e festas, e por meio das histórias ancestrais, contos e narrativas que estão presentes no imaginário dos povos da região amazônica.
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