INFÂNCIA NA ALDEIA: DE COMO SE CONSTRÓI A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA E O PAPEL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PRESERVAÇÃO DE SUAS TRADIÇÕES

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78839

Mots-clés :

Políticas Educacionais; Criança Indígena; Amazônia. Aprendizado.

Résumé

O presente estudo tem como objetivo verificar se as ações das políticas públicas educacionais, que assegura o aprendizado das crianças indígenas, são condizentes com a cultura e tradições indígenas, especialmente na Amazônia, assinalando a maneira como ocorre o aprendizado das crianças indígenas na região e em suas comunidades. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de livros e material já publicado sobre a temática, disponibilizados na Internet. Constatou-se, entre outras coisas, que o Plano Nacional de Educação (PNE), contempla um capítulo sobre a educação escolar indígena, prevendo a criação de programas específicos para atender as escolas indígenas. Apesar disso, as escolas indígenas continuam praticando uma pedagogia inadequada, tendo como referencial o sistema de ensino convencional, ou seja, uma escola com características não indígenas, fora dos moldes específicos que envolve bilinguismo, o currículo intercultural e Projeto Político Pedagógico representativo da cultura e tradições indígenas. Enquanto isso, nas comunidades indígenas da Amazônia, a aprendizagem das crianças indígenas acontece de variadas formas como ouvindo histórias, nadando, fazendo participando de rituais e festas, e por meio das histórias ancestrais, contos e narrativas que estão presentes no imaginário dos povos da região amazônica.

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ANDRE, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, andrebarros23@gmail.com

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, na linha de pesquisa: Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia. Graduado em Educação Física pela Universidade Nilton Lins e Pedagogia Pela Universidade Paulista UNIP. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq).

Hellen Cristina Picanço Simas , Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, hellenpicanco@ufam.edu.br

Professeur adjoint III à l'Université fédérale d'Amazonas. Il est titulaire d'un doctorat en linguistique de l'Université fédérale de Paraíba (2013) ; maîtrise en linguistique de l'Université fédérale de Paraíba (2009); diplôme en littérature de l'Université fédérale d'Amazonas (2006). Responsable du Centre d'études des langues amazoniennes (Nel-Amazônia/CNPq). Membre du Programme Postgraduate en Éducation (PPGE) de l'Université Fédérale d'Amazonas. Étudiant postdoctoral du Programme de Troisième Cycle en Études de Langues à l'Universidade Federal Fluminense - UFF. Il a été membre titulaire de la Chambre consultative scientifique de la FAPEAM (2015-2016). Nous développons actuellement des recherches liées aux portugais indigènes Sateré-Mawé de la Basse Amazonie, en plus d'études liées aux domaines de la linguistique autochtone et de la linguistique appliquée, en mettant l'accent sur les thèmes suivants : l'éducation scolaire autochtone, la politique linguistique, le bilinguisme, les genres textuels, l'alphabétisation. , l'enseignement et l'apprentissage de l'écriture et de la lecture, la production textuelle, l'enseignement des langues et les genres textuels journalistiques dans une perspective bakhtinienne et pecheutienne. Courriel : india.parintintins@gmail.com

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2024-09-16

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BARRO, A. G.; SIMAS , H. C. P. INFÂNCIA NA ALDEIA: DE COMO SE CONSTRÓI A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA E O PAPEL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PRESERVAÇÃO DE SUAS TRADIÇÕES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1358–1376, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78839. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78839. Acesso em: 21 nov. 2024.