COOPERAÇÃO CIENTÍFICA NO SUL GLOBAL: POR UMA OUTRA INTERNACIONALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.80048Palavras-chave:
Internacionalização, Educação Superior, Cooperação Científica, Sul GlobalResumo
Este artigo tem como objetivo discutir especificidades da cooperação científica no Sul Global, com foco nas realidades da América Latina e Caribe, África e Estados Árabes. A primeira seção desenvolve uma discussão teórica que contrapõe o conceito dominante de internacionalização (Knight; De Wit) aos recentes estudos críticos desse campo de estudos (Stein; Marginson; Teferra). Tal abordagem pretende questionar a pertinência da concepção hegemônica de internacionalização para o Sul Global e problematizar as relações desiguais de poder e de acesso a recursos entre países e instituições. A segunda seção, com base em dados secundários estatísticos e informes qualitativos, apresenta um panorama conciso do estado da educação superior e da internacionalização nas referidas regiões, evidenciando desafios. Por fim, para ilustrar alternativas de uma internacionalização Sul-Sul mais autônoma e autocentrada, o artigo relata a experiência da rede Right to Education in the Global South (REGS), uma cooperação firmada entre associações científicas da América Latina, África e Estados Árabes entre os anos de 2021 e 2023.
Downloads
Referências
BEDENLIER, S.; KONDAKCI, Y.; ZAWACKI-RICHTER, O. Two decades of research into the internationalization of higher education: Major themes in the Journal of Studies in International Education (1997-2016). Journal of Studies in International Education, 22 (2), 108-135, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315317710093.
BRANDENBURG, U.; DE WIT, H. The End of Internationalization. International Higher Education, 62, 15-17, 2011. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2011.62.8533.
DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON POLAK, E. Internationalisation of Higher Education. European Parliament, Directorate-General for Internal Policies, Brussels, 2015. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)540370_EN.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
DE WIT, H. ‘Everything That Quacks is Internationalization’ - Critical Reflections on the Evolution of Higher Education Internationalization. Journal of Studies in International Education, 28 (1), 3-1, 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/10283153231221655.
KNIGHT, J. Internationalization: Elements and checkpoints. CBIE Research, nº 7. Ottawa: Canadian Bureau for International Education, 1994. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED549823.pdf. Acesso em: 4 abr. 2024.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, 5-32, Spring, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260832.
MARGINSON, S. Hegemonic Ideas Are Not Always Right: On the Definition of ‘Internationalisation’ of Higher Education. Working Paper nº 96. Centre for Global Higher Education Studies, University of Oxford, 2023. Disponível em: https://www.researchcghe.org/publication/hegemonic-ideas-are-not-always-right-on-the-definition-of-internationalisation-of-higher-education/. Acesso em: 4 abr. 2024.
MARGINSON, S. The New Geo-politics of Higher Education 2: Between Nationalism and Globalism. Working Paper nº 108. Centre for Global Higher Education Studies, University of Oxford, 2024. Disponível em:
https://www.researchcghe.org/publication/the-new-geo-politics-of-higher-education-2-between-nationalism-and-globalism. Acesso em: 4 abr. 2024.
MWANGI, C. A.; LATAFAT, S.; HAMMOND, S.; KOMMERS, S.; THOMA, H.; BERGER, J.; BLANCO-RAMIREZ, G. Criticality in international higher education research: A critical discourse analysis of higher education journals. Higher Education, 76 (6), 1091-1107, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10734-018-0259-9.
REGS. Right to Education in the Global South. What is the REGS. Disponível em: https://www.clacso.org/regs/. Acesso em: 11 abr. 2024.
RODRIGUES, C.; COSSA, J.; SOUZA, J; MOUSHIRA, E.. Rights to Education in the Global South: REGS Integrated Report. Buenos Aires: Clacso, 2023. Disponível em: https://www.clacso.org/wp-content/uploads/2024/05/Integrated_Report_RIGHTS_TO_EDUCATION_IN_THE_GLOBAL_SOUTH-1.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
SALMI, J. The Challenge of Establishing World-Class Universities. Washington: World Bank Group, 2009. Disponível em: https://documents.worldbank.org/en/publication/documents-reports/documentdetail/909281468339904574/the-challenge-of-establishing-world-class-universities. Acesso em: 3 fev. 2024.
SALMI, J. Are Universities Better Off Without Rankings?. In: Van't Land, H., Corcoran, A., Iancu, D-C. (org.). The Promise of Higher Education. Springer, 2021, p. 301-308. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-67245-4_46.
STEIN, S. Critical internationalization studies at an impasse: making space for complexity, uncertainty, and complicity in a time of global challenges. Studies in Higher Education, 46 (9), 1771-1784, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1704722.
SOUZA, J. F. Itinerários da internacionalização da educação superior brasileira no âmbito da América Latina e Caribe. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-AZQNSW. Acesso em: 3 fev. 2024.
TEFERRA, D. The Irrelevance of the Re-Configured Definition of Internationalisation to the Global South: Intention Versus Coercion. International Journal of African Higher Education, 7 (2), 157-172, 2020. DOI: https://doi.org/10.6017/ijahe.v7i2.12905.
THE. Times Higher Education. World University Rankings 2024. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2024/world-ranking. Acesso em: 24 jul. 2024.
UNESCO-IESALC. Instituto Internacional de la Unesco para la Educación Superior en América Latina y el Caribe. Hacia el acceso universal a la educación superior: tendencias internacionales. Unesco-Iesalc, 2020. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/11/acceso-universal-a-la-ES-ESPANOL.pdf. Acesso em: 5 abr. 2024.
UNESCO-UIS. Unesco Institute for Statistics. Education statistics. Disponível em: http://data.uis.unesco.org/. Acesso em: 5 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana de Fátima Souza, José Cossa, Cibele Maria Lima Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.