COOPERAÇÃO CIENTÍFICA NO SUL GLOBAL: POR UMA OUTRA INTERNACIONALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.80048

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação Superior, Cooperação Científica, Sul Global

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir especificidades da cooperação científica no Sul Global, com foco nas realidades da América Latina e Caribe, África e Estados Árabes. A primeira seção desenvolve uma discussão teórica que contrapõe o conceito dominante de internacionalização (Knight; De Wit) aos recentes estudos críticos desse campo de estudos (Stein; Marginson; Teferra). Tal abordagem pretende questionar a pertinência da concepção hegemônica de internacionalização para o Sul Global e problematizar as relações desiguais de poder e de acesso a recursos entre países e instituições. A segunda seção, com base em dados secundários estatísticos e informes qualitativos, apresenta um panorama conciso do estado da educação superior e da internacionalização nas referidas regiões, evidenciando desafios. Por fim, para ilustrar alternativas de uma internacionalização Sul-Sul mais autônoma e autocentrada, o artigo relata a experiência da rede Right to Education in the Global South (REGS), uma cooperação firmada entre associações científicas da América Latina, África e Estados Árabes entre os anos de 2021 e 2023.

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Biografia do Autor

Juliana de Fátima Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, jusouzarp@ufmg.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do GT Políticas Educativas y Derecho a la Educación (Clacso), do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG) e do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG).

José Cossa, Pennsylvania State University (PennState), Pensilvânia, Estados Unidos, mozambicanscholar@gmail.com

PhD em Estudos de Políticas Culturais e Educacionais, na área de Educação Comparada e Internacional, pela Loyola University Chicago. Professor Associado da Faculdade de Educação da Pennsylvania State University. Atuou como professor visitante na American University (Cairo) e como professor sênior na Vanderbilt University (EUA).

Cibele Maria Lima Rodrigues, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Recife, Pernambuco, Brasil, cibele.rodrigues@fundaj.gov.br

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/Fundaj). Co-coordenadora (2016-2022) e membro do GT Políticas Educativas y Derecho a la Educación (Clacso). Líder do grupo de pesquisa GPED – Docência na Educação Básica: Políticas, Formação e Práticas.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

SOUZA, J. de F.; COSSA, J.; RODRIGUES, C. M. L. COOPERAÇÃO CIENTÍFICA NO SUL GLOBAL: POR UMA OUTRA INTERNACIONALIZAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 968–984, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.80048. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80048. Acesso em: 24 dez. 2024.