COOPERAÇÃO CIENTÍFICA NO SUL GLOBAL: POR UMA OUTRA INTERNACIONALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.80048

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação Superior, Cooperação Científica, Sul Global

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir especificidades da cooperação científica no Sul Global, com foco nas realidades da América Latina e Caribe, África e Estados Árabes. A primeira seção desenvolve uma discussão teórica que contrapõe o conceito dominante de internacionalização (Knight; De Wit) aos recentes estudos críticos desse campo de estudos (Stein; Marginson; Teferra). Tal abordagem pretende questionar a pertinência da concepção hegemônica de internacionalização para o Sul Global e problematizar as relações desiguais de poder e de acesso a recursos entre países e instituições. A segunda seção, com base em dados secundários estatísticos e informes qualitativos, apresenta um panorama conciso do estado da educação superior e da internacionalização nas referidas regiões, evidenciando desafios. Por fim, para ilustrar alternativas de uma internacionalização Sul-Sul mais autônoma e autocentrada, o artigo relata a experiência da rede Right to Education in the Global South (REGS), uma cooperação firmada entre associações científicas da América Latina, África e Estados Árabes entre os anos de 2021 e 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Fátima Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, jusouzarp@ufmg.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do GT Políticas Educativas y Derecho a la Educación (Clacso), do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG) e do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG).

José Cossa, Pennsylvania State University (PennState), Pensilvânia, Estados Unidos, mozambicanscholar@gmail.com

PhD em Estudos de Políticas Culturais e Educacionais, na área de Educação Comparada e Internacional, pela Loyola University Chicago. Professor Associado da Faculdade de Educação da Pennsylvania State University. Atuou como professor visitante na American University (Cairo) e como professor sênior na Vanderbilt University (EUA).

Cibele Maria Lima Rodrigues, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Recife, Pernambuco, Brasil, cibele.rodrigues@fundaj.gov.br

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/Fundaj). Co-coordenadora (2016-2022) e membro do GT Políticas Educativas y Derecho a la Educación (Clacso). Líder do grupo de pesquisa GPED – Docência na Educação Básica: Políticas, Formação e Práticas.

Referências

BEDENLIER, S.; KONDAKCI, Y.; ZAWACKI-RICHTER, O. Two decades of research into the internationalization of higher education: Major themes in the Journal of Studies in International Education (1997-2016). Journal of Studies in International Education, 22 (2), 108-135, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315317710093.

BRANDENBURG, U.; DE WIT, H. The End of Internationalization. International Higher Education, 62, 15-17, 2011. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2011.62.8533.

DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON POLAK, E. Internationalisation of Higher Education. European Parliament, Directorate-General for Internal Policies, Brussels, 2015. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)540370_EN.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.

DE WIT, H. ‘Everything That Quacks is Internationalization’ - Critical Reflections on the Evolution of Higher Education Internationalization. Journal of Studies in International Education, 28 (1), 3-1, 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/10283153231221655.

KNIGHT, J. Internationalization: Elements and checkpoints. CBIE Research, nº 7. Ottawa: Canadian Bureau for International Education, 1994. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED549823.pdf. Acesso em: 4 abr. 2024.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, 5-32, Spring, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260832.

MARGINSON, S. Hegemonic Ideas Are Not Always Right: On the Definition of ‘Internationalisation’ of Higher Education. Working Paper nº 96. Centre for Global Higher Education Studies, University of Oxford, 2023. Disponível em: https://www.researchcghe.org/publication/hegemonic-ideas-are-not-always-right-on-the-definition-of-internationalisation-of-higher-education/. Acesso em: 4 abr. 2024.

MARGINSON, S. The New Geo-politics of Higher Education 2: Between Nationalism and Globalism. Working Paper nº 108. Centre for Global Higher Education Studies, University of Oxford, 2024. Disponível em:

https://www.researchcghe.org/publication/the-new-geo-politics-of-higher-education-2-between-nationalism-and-globalism. Acesso em: 4 abr. 2024.

MWANGI, C. A.; LATAFAT, S.; HAMMOND, S.; KOMMERS, S.; THOMA, H.; BERGER, J.; BLANCO-RAMIREZ, G. Criticality in international higher education research: A critical discourse analysis of higher education journals. Higher Education, 76 (6), 1091-1107, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10734-018-0259-9.

REGS. Right to Education in the Global South. What is the REGS. Disponível em: https://www.clacso.org/regs/. Acesso em: 11 abr. 2024.

RODRIGUES, C.; COSSA, J.; SOUZA, J; MOUSHIRA, E.. Rights to Education in the Global South: REGS Integrated Report. Buenos Aires: Clacso, 2023. Disponível em: https://www.clacso.org/wp-content/uploads/2024/05/Integrated_Report_RIGHTS_TO_EDUCATION_IN_THE_GLOBAL_SOUTH-1.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.

SALMI, J. The Challenge of Establishing World-Class Universities. Washington: World Bank Group, 2009. Disponível em: https://documents.worldbank.org/en/publication/documents-reports/documentdetail/909281468339904574/the-challenge-of-establishing-world-class-universities. Acesso em: 3 fev. 2024.

SALMI, J. Are Universities Better Off Without Rankings?. In: Van't Land, H., Corcoran, A., Iancu, D-C. (org.). The Promise of Higher Education. Springer, 2021, p. 301-308. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-67245-4_46.

STEIN, S. Critical internationalization studies at an impasse: making space for complexity, uncertainty, and complicity in a time of global challenges. Studies in Higher Education, 46 (9), 1771-1784, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1704722.

SOUZA, J. F. Itinerários da internacionalização da educação superior brasileira no âmbito da América Latina e Caribe. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-AZQNSW. Acesso em: 3 fev. 2024.

TEFERRA, D. The Irrelevance of the Re-Configured Definition of Internationalisation to the Global South: Intention Versus Coercion. International Journal of African Higher Education, 7 (2), 157-172, 2020. DOI: https://doi.org/10.6017/ijahe.v7i2.12905.

THE. Times Higher Education. World University Rankings 2024. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2024/world-ranking. Acesso em: 24 jul. 2024.

UNESCO-IESALC. Instituto Internacional de la Unesco para la Educación Superior en América Latina y el Caribe. Hacia el acceso universal a la educación superior: tendencias internacionales. Unesco-Iesalc, 2020. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/11/acceso-universal-a-la-ES-ESPANOL.pdf. Acesso em: 5 abr. 2024.

UNESCO-UIS. Unesco Institute for Statistics. Education statistics. Disponível em: http://data.uis.unesco.org/. Acesso em: 5 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

SOUZA, J. de F.; COSSA, J.; RODRIGUES, C. M. L. COOPERAÇÃO CIENTÍFICA NO SUL GLOBAL: POR UMA OUTRA INTERNACIONALIZAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 968–984, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.80048. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80048. Acesso em: 21 nov. 2024.