A VOCAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CRÍTICA DE WENDY BROWN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78993

Palavras-chave:

Wendy Brown, Neoliberalismo, Universidade, Democracia

Resumo

O presente artigo se dedica, em especial, ao exame de dois escritos de Wendy Brown sobre a vocação da universidade pública: The Vocation of the Public University (2017) e Nihilistic Times: Thinking with Max Weber (2023), analisando-os em diálogo com os diagnósticos sobre o neoliberalismo desenvolvidos pela autora desde a publicação de Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution (2015). Pretende-se mostrar como a crítica de Brown à cultura antidemocrática e niilista contemporânea captura as tensões presentes no Ensino Superior: ao mesmo tempo em que as universidades públicas contemporâneas se orientam pela racionalidade neoliberal dominante, seria possível construir formas para disputar essa hegemonia. Tal construção, como se destacará, reside, sobretudo, em conferir à universidade pública uma vocação que fortaleça as condições para a realização da democracia, ameaçada pelo neoliberalismo, o que exigirá repensar a noção de liberdade, assim como reconfigurar as esferas da política e da ciência.

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Biografia do Autor

Franciele Bete Petry, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, franciele.b.petry@ufsc.br

Doutora em Filosofia (UFSC), com realização de Doutorado Sanduíche Capes-Daad junto à Goethe-Universität Frankfurt, Alemanha, e Doutora em Educação (UFSC). Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC. Dedica-se à pesquisa sobre temas da Teoria Crítica e da Filosofia da Educação nas suas interlocuções com a Filosofia Política e com a Estética.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

PETRY, F. B. A VOCAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CRÍTICA DE WENDY BROWN. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1228–1244, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78993. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78993. Acesso em: 26 set. 2024.