A VOCAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CRÍTICA DE WENDY BROWN

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78993

Mots-clés :

Wendy Brown, Neoliberalismo, Universidade, Democracia

Résumé

O presente artigo se dedica, em especial, ao exame de dois escritos de Wendy Brown sobre a vocação da universidade pública: The Vocation of the Public University (2017) e Nihilistic Times: Thinking with Max Weber (2023), analisando-os em diálogo com os diagnósticos sobre o neoliberalismo desenvolvidos pela autora desde a publicação de Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution (2015). Pretende-se mostrar como a crítica de Brown à cultura antidemocrática e niilista contemporânea captura as tensões presentes no Ensino Superior: ao mesmo tempo em que as universidades públicas contemporâneas se orientam pela racionalidade neoliberal dominante, seria possível construir formas para disputar essa hegemonia. Tal construção, como se destacará, reside, sobretudo, em conferir à universidade pública uma vocação que fortaleça as condições para a realização da democracia, ameaçada pelo neoliberalismo, o que exigirá repensar a noção de liberdade, assim como reconfigurar as esferas da política e da ciência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Franciele Bete Petry, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, franciele.b.petry@ufsc.br

Doutora em Filosofia (UFSC), com realização de Doutorado Sanduíche Capes-Daad junto à Goethe-Universität Frankfurt, Alemanha, e Doutora em Educação (UFSC). Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC. Dedica-se à pesquisa sobre temas da Teoria Crítica e da Filosofia da Educação nas suas interlocuções com a Filosofia Política e com a Estética.

Références

BROWN, W. Neoliberalized Knowledge. History of the Present, v. 1, 2011a, p. 113–129. Disponível em: https://read.dukeupress.edu/history-of-the-present/article-abstract/1/1/113/155716/Neoliberalized-Knowledge?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 12 ago. 2024.

BROWN, W. The End of Educated Democracy. Representations, v. 116, n. 1, 2011b, p. 19–41. Disponível em: https://online.ucpress.edu/representations/article-abstract/116/1/19/81607/The-End-of-Educated-Democracy?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 12 ago. 2024.

BROWN, W. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. New York: Zone Books, 2015.

BROWN, W. The Vocation of the Public University. In: JØRGENSEN, Anton B.; JUSTESEN, J. J.; BECH, N.; NYKROG, N.; CLEMMENSEN, R. B. What is Education? An Anthology on Education. Copenhagen: Problema, 2017.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. Trad. Mario A. Marino, Eduardo Altheman S. Santos. São Paulo: Editora Politeia, 2019a.

BROWN, W. The Vocation of the Public University. In: BHATTACHARYA, D. (Org.). The Idea of the University. Histories and Contexts. New York: Routledge, 2019b.

BROWN, W. Nihilistic Times: Thinking with Max Weber. Cambridge/Massaschusetts/

London: The Belknap Press of Harvard University Press, 2023.

HUMBOLDT, W. von. Teoria da formação do ser humano. In: HEIDERMANN, W.; WEININGER, M. J. (Org.). Wilhelm von Humboldt: linguagem, literatura, Bildung (edição bilíngue). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

HUMBOLDT, W. von. The Limits of State Action. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

WEBER, M. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-03

Comment citer

PETRY, F. B. A VOCAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CRÍTICA DE WENDY BROWN. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1228–1244, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78993. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78993. Acesso em: 21 nov. 2024.