A VOCAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CRÍTICA DE WENDY BROWN
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78993Mots-clés :
Wendy Brown, Neoliberalismo, Universidade, DemocraciaRésumé
O presente artigo se dedica, em especial, ao exame de dois escritos de Wendy Brown sobre a vocação da universidade pública: The Vocation of the Public University (2017) e Nihilistic Times: Thinking with Max Weber (2023), analisando-os em diálogo com os diagnósticos sobre o neoliberalismo desenvolvidos pela autora desde a publicação de Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution (2015). Pretende-se mostrar como a crítica de Brown à cultura antidemocrática e niilista contemporânea captura as tensões presentes no Ensino Superior: ao mesmo tempo em que as universidades públicas contemporâneas se orientam pela racionalidade neoliberal dominante, seria possível construir formas para disputar essa hegemonia. Tal construção, como se destacará, reside, sobretudo, em conferir à universidade pública uma vocação que fortaleça as condições para a realização da democracia, ameaçada pelo neoliberalismo, o que exigirá repensar a noção de liberdade, assim como reconfigurar as esferas da política e da ciência.
Téléchargements
Références
BROWN, W. Neoliberalized Knowledge. History of the Present, v. 1, 2011a, p. 113–129. Disponível em: https://read.dukeupress.edu/history-of-the-present/article-abstract/1/1/113/155716/Neoliberalized-Knowledge?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 12 ago. 2024.
BROWN, W. The End of Educated Democracy. Representations, v. 116, n. 1, 2011b, p. 19–41. Disponível em: https://online.ucpress.edu/representations/article-abstract/116/1/19/81607/The-End-of-Educated-Democracy?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 12 ago. 2024.
BROWN, W. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. New York: Zone Books, 2015.
BROWN, W. The Vocation of the Public University. In: JØRGENSEN, Anton B.; JUSTESEN, J. J.; BECH, N.; NYKROG, N.; CLEMMENSEN, R. B. What is Education? An Anthology on Education. Copenhagen: Problema, 2017.
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. Trad. Mario A. Marino, Eduardo Altheman S. Santos. São Paulo: Editora Politeia, 2019a.
BROWN, W. The Vocation of the Public University. In: BHATTACHARYA, D. (Org.). The Idea of the University. Histories and Contexts. New York: Routledge, 2019b.
BROWN, W. Nihilistic Times: Thinking with Max Weber. Cambridge/Massaschusetts/
London: The Belknap Press of Harvard University Press, 2023.
HUMBOLDT, W. von. Teoria da formação do ser humano. In: HEIDERMANN, W.; WEININGER, M. J. (Org.). Wilhelm von Humboldt: linguagem, literatura, Bildung (edição bilíngue). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.
HUMBOLDT, W. von. The Limits of State Action. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
WEBER, M. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Franciele Bete Petry 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.